Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Oded Grajew: "Financiamento de campanha está a serviço do crime organizado"

    Em debate na tarde desta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa, o empresário Oded Grajew, um dos idealizadores do Fórum Social Mundial, afirmou que o financiamento ilegal de campanha está a serviço do crime organizado e se constitui na origem de 99% dos casos de corrupção no Brasil. “O Cachoeira é só um exemplo”, disse. “Existem empresas que não subornam políticos, mas sofrem a concorrência de quem faz isso”, frisou.

    O debate aconteceu no Espaço da Convergência e foi promovido pelo Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR). Durante o evento, Grajew confirmou a realização do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2013.

    Em relação ao desenvolvimento sustentável, o palestrante convidou prefeitos, candidatos e empresários a assinar a carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, disponível no site www.cidadessustentaveis.org.br. Aderindo ao programa, o candidato compromete-se a seguir metas, melhorar os cerca de 100 indicadores de sustentabilidade e prestar contas até o final do mandato. “Com isso, ninguém terá desculpa para dizer que não sabe o que fazer em sustentabilidade”, cobrou.

    Segundo Grajew, Porto Alegre ainda não aderiu ao Programa Cidades Sustentáveis, que já conta com 31 prefeitos. A pioneira na adesão foi a cidade de São Paulo. O projeto para a inclusão de Porto Alegre atualmente encontra-se na Câmara Municipal de Vereadores.

    Economia e sustentabilidade

    O diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto, sublinhou a necessidade de incluir nos processos decisórios as empresas que querem inicialmente apenas vender produtos associados com a sustentabilidade. “Na sequência, elas verão que é insuficiente e irão fazer mais”, afirmou. Soto lembrou que é importante chamar o público das empresas porque elas não integram a costumeira polarização política existente no Estado.

    Já Oded Grajew defendeu a necessidade de criar um mercado sustentável. “As regras do mercado precisam mudar”, afirmou. Ele citou os casos de trabalho infantil, trabalho escravo e emissões de gases pelos quais as empresas são responsáveis.

    Teoria x prática

    Presente a todo o debate, o deputado Raul Pont (PT) afirmou que grande parte das questões tratadas já estão reguladas no país. “Minha colaboração aqui é no sentido de fazer valer os instrumentos existentes, isto é, aquilo que já conquistamos democraticamente”, esclareceu.

    GEADs

    O coordenador do Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (Gead) sobre Cadeias Produtivas e APLs, Ivan Feloniuk, expressou as reivindicações que tem colhido no interior do Estado. Segundo ele, estão parados na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) cerca de 20 mil processos de outorga de água. “Nos últimos 20 anos, não temos política para questões ambientais que faça com que os órgãos ambientais funcionem no Estado”, criticou, pedindo mais poder aos municípios.

    O coordenador do Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates (Gead) sobre Desenvolvimento Sustentável, Lélio Falcão, anunciou que o Fórum Democrático realizará em outubro um grande seminário sobre a questão da água no mundo. Ele também saudou a confirmação da realização do Fórum Social Mundial 2013 em Porto Alegre.

    Abertura

    O evento foi coordenado pelo diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Sérgio Sady Musskopf, que fez a abertura dos trabalho. No início do debate, o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal, citou a discussão que a Assembleia vem fazendo a respeito da privatização dos serviços de água e esgoto no Estado. “É preciso ter uma gestão mais eficiente nessa área”, defendeu. Postal deu as boas vindas aos presentes e reafirmou que a Assembleia representa a diversidade de opiniões no Rio Grande do Sul.

    Presenças

    Estiveram presentes no debate desta segunda-feira (13), além do secretário municipal de Governança de Porto Alegre, Cezar Busatto, representantes das cerca de 50 entidades que compõem o Colégio Deliberativo do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional. O colégio é formado por entidades da sociedade civil, organizações patronais, organizações sindicais e profissionais, universidades, instâncias federativas, bancadas partidárias e conselhos regionais de desenvolvimento. Confira a lista:

    - Fiergs

    - Uvergs

    - FCDL – RS

    - Famurs

    - Associação Gaúcha de Municípios

    - Farsul

    - Fecomercio RS

    - Bancada Gaúcha no Congresso Nacional

    - ARM (Associação Regional dos Municípios)

    - Poder Judiciário Federal (STJ)

    - Poder Judiciário Estadual (TJ)

    - ARCV (Associação Regional de Câmaras de Vereadores)

    - Ministério Público Federal

    - Ministério Público Estadual

    - Tribunal de Contas do Estado

    - Defensoria Pública

    - Força Sindical

    - Fetracos (Fed. Trab. Com. de Bens e Serv.)

    - CTB

    - Associação de Engenheiros e Arquitetos de S. Lourenço do Sul

    - CNR (Conselho Regional de Nutricionistas)

    - ISCA (Instituto Saberes e Cuidados Ambientais)

    - Instituto Saberes e Cuidados Ambientais

    - Codesi (Cons. Comunit. de Des. de Ivoti)

    - PRO-Diversitas

    - UEE/RS (União Estadual dos Estudantes do RS)

    - Apleglesa (Associação dos Produtores de Leite e Criadores de Gado Leiteiro)

    - Instituto Girassol

    - Grande Oriente do RS

    - Associação Força Verde

    - Movimento das Donas de Casa e Consumidores do RS

    - Ponto de Cultura La Integracion

    - Associação de Moradores do Bairro Bom Jesus

    - Afinco (Associação dos Filhos Nascidos do Coração)

    - Ageflor (Associação Gaúcha de Empresas Florestais)

    - ARI (Associação Rio-grandense de Imprensa)

    - ATM (Associação dos Transportes Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros)

    - RTI (Associação Rio-grandense de Transporte Intermunicipal)

    - Crea-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul)

    - Famurs

    - PUC-RS

    - Escola Superior de Propaganda e Marketing

    - IPA (Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista)

    - Unicruz (Universidade de Cruz Alta)

    - UERGS

    - Centro Universitário La Salle

    - Ufpel (Universidade Federal de Pelotas)

    - UCS (Universidade de Caxias do Sul)

    - UCPel (Universidade Católica de Pelotas)

    - Unipampa (Universidade Federal do Pampa)

    - UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)

    - Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

    - Ampla (Associação dos Municípios do Planalto)

    - Amau (Associação dos Municípios do Alto Uruguai)

    - AMG Santa Rosa (Associação dos Municípios da Grande Santa Rosa)

    - Ulfro (União dos Legislativos da Fronteira Oeste)

    - DEM, PCdoB, PDT, PMDB, PP, PPS, PSDB, PSB, PT, PTB

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oded-grajew-financiamento-de-campanha-esta-a-servico-do-crime-organizado/100028764

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)