Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Oliboni homenageia o Ipergs no Grande Expediente

    O deputado Aldacir Oliboni (PT) ocupou o espaço dedicado ao Grande Expediente na sessão plenária desta quinta-feira (6), para homenagear os 81 anos do Instituto de Previdência do Rio Grande do Sul (IPERGS). Criado em 08 de agosto de 1931, a instituição é uma das mais antigas do Brasil na área de previdência e saúde, perdendo apenas para o INSS criado oito anos antes. “Em um tempo em que se debate o papel do Estado na contemporaneidade, o IPERGS é uma demonstração da absoluta necessidade da existência de um órgão estatal para garantir os direitos da cidadania”, afirma Oliboni.

    O parlamentar saudou as iniciativas da atual gestão a frente do Instituto, lembrando que os serviços estão sendo cada vez mais qualificados e ampliados. "O IPE continua sendo uma referência nacional de plano de saúde voltado aos servidores públicos e isso se deve ao esforço de todos os seus funcionários ao longo deste período". Para o deputado, "a atual equipe à frente do Instituto está conseguindo ampliar significativamente o número de especialidades, serviços e convênios oferecidos na área da saúde e, enquanto em outros países e estados existe a discussão de privatizar a previdência, no Rio Grande do Sul o esforço do governo e de todos os servidores é para mantê-lo público", completa.

    História

    O IPERGS nasceu como parte de um processo mais amplo que, a partir da Revolução de 30, reestruturou o Estado brasileiro. No Rio Grande do Sul, Flores da Cunha teve o mérito de assumir a ideia e implementar a previdência pública, substituindo o modelo de associações privadas e criando um Instituto de Previdência público e pioneiro no Brasil.

    Criado em 08 de agosto de 1931, é um dos mais antigos institutos de previdência do Brasil. Desde 1972, seu edifício-sede está localizado na Avenida Borges de Medeiros, número 1945, onde centraliza todos seus setores e seus funcionários. Está presente ainda em 160 municípios através de postos de atendimento aos seus usuários. O local abriga o Teatro do IPE e o Museu General Flores da Cunha.

    Atualmente, concentra-se na gestão da saúde e previdência do servidor público. Desde 2005 é, oficialmente, o gestor do Regime Próprio de Previdência Social, responsável pelo pagamento de mais de R$ 6 bilhões em aposentadorias e pensões dos servidores estaduais. O IPE-Saúde possui mais de 900 mil segurados em seu plano de saúde, atuando junto a uma rede de mais de 7 mil médicos, 337 hospitais e 453 clínicas credenciados.

    Ampliação e inovação no atendimento

    Nos últimos 20 meses, o IPERGS ampliou consideravelmente o número de médicos e hospitais, bem como, de atendimentos prestados aos seus segurados. Em Porto Alegre, o Hospital da PUC e o Hospital Mãe de Deus já atendem de maneira global pelo convênio do Instituto. No interior, as agências e postos estão sendo fortalecidos e qualificados, proporcionando um atendimento ainda melhor aos seus usuários. A Ouvidoria também serve como um canal direto de comunicação com os seus usuários.

    No site do IPE é possível ainda consultar o Guia Médico Hospitalar atualizado e verificar a disponibilidade de agenda do médico escolhido para o atendimento. Desde 2011, o IPERGS também está presente no Facebook e no Twitter, facilitando o fluxo de informações e estabelecendo uma comunicação mais direta com os servidores.

    TudoFácil

    Recentemente, a atual gestão reativou o atendimento ao usuário na agência central do TudoFácil na Capital (Borges de Medeiros, 521). Em 2008, último ano de atendimento no local, que possui acessibilidade plena, foram registrados 5.750 atendimentos. O retorno do IPERGS ao local facilita o acesso aos serviços do Instituto.

    Entre as principais demandas de atendimento no TudoFácil estão: a renovação de carteira, concessão, renovação e restabelecimento de pensões, autorização de procedimentos médicos de consultório, encaminhamento de reembolso, segunda via de contracheque para pensionistas, adesão ao PAC/Pames e inclusão de dependentes e segunda via de documentos para optantes. Apenas os serviços de perícia médica continuam sendo feitos exclusivamente no edifício-sede do Instituto.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oliboni-homenageia-o-ipergs-no-grande-expediente/100053956

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)