Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Marlon sugere que o cálculo da dívida do Estado com a União seja refeito

    O relator do Orçamento do Estado para 2013, deputado Marlon Santos (PDT), sugere que seja refeita a forma de cálculo da dívida do Estado com a União, e que os 12% da saúde não seja incluído no montante do Orçamento, tido como receita líquida real, pois trata-se de um gasto constitucional, uma “cláusula pétria” da Carta Maior e, portanto, deve ficar fora do montante de dinheiro a ficar disposto para pagar a dívida do Estado. Isso fará sobrar aproximadamente R$ 400 milhões para aplicar em saúde, diretamente.

    Exageros e inconstitucionalidades

    Para Marlon, o contrato da dívida, no que foi pactuado, teve exageros e inconstitucionalidades que, além de não contarem com a insuficiência orçamentária, nunca foram questionadas na justiça. “O governador faz enorme esforço para chegar aonde o orçamento do Estado está chegando, mas é impossível para qualquer governo atender a demanda dos 12% se o limite do que pode ser comprometido com a dívida não considerar que a percentagem constitucional da saúde deva ficar fora da receita líquida real”, diz o parlamentar.

    Orçamento não faz frente às demandas constitucionais

    O relator ainda sugere que medida judicial de segurança, com tutela antecipada, poderá ser usada para garantir a execução orçamentária, caso a proposta seja aceita, para que a União não faça retenção de repasses de verbas essenciais. Ocorre que o Orçamento, mesmo em face de um bom comportamento das receitas, não tem condições de fazer frente às demandas constitucionais mais o pagamento da dívida que, entre União e outros, compromete 13% da receita líquida real. No entendimento do deputado, se os 12% da saúde ficarem fora do cômputo do que pode e deve ser gasto com a dívida do Estado e a União, estarão cumprindo o seu papel em prol do povo gaúcho.

    * Colaboração de Ari Santos Filho

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marlon-sugere-que-o-calculo-da-divida-do-estado-com-a-uniao-seja-refeito/100181522

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)