Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Construção da ERS-010 motiva manifestações de parlamentares em plenário

    Durante o período das Comunicações da sessão dessa quinta-feira (7), o deputado Miki Breier (PSB) alertou para a necessidade de não só as autoridades, mas também os próprios motoristas, especialmente nesta época de Carnaval, tomarem todo cuidado com relação ao trânsito e no dirigir. “Preocupados com a questão da prevenção da violência nas estradas – acrescentou - é que queremos fazer este alerta, em nome da nossa Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro e do Comitê Gestor do Trânsito Seguro, coordenado pelo vice-governador Beto Grill”. E concluiu: “Chamamos de acidentes, mas não são; a grande maioria das vezes é imprudência, é imperícia, é descuido, é irresponsabilidade”.

    João Fischer (PP) também se referiu à segurança no trânsito, afirmando que a solução não é terminar com os automóveis, mas sim criar mais infraestrutura viária, questão na qual “o governo é lerdo, burocrata, político e, principalmente, político para o lado dele”. E cobrou do governo do Estado, especialmente do governador Tarso Genro, uma imediata definição com relação às obras da ERS-010, a chamada Rodovia do Progresso, na Região Metropolitana.

    Aldacir Oliboni (PT) defendeu o governo estadual das críticas feitas por João Fischer, destacando a ação governamental em prol do desenvolvimento do Estado. Como exemplo, citou a recente decisão do governo gaúcho, na área da Educação, de criação de mais uma escola técnica na Região Metropolitana, com 1200 vagas, na antiga escola Gema Balia, em Porto Alegre, cujas obras deverão iniciar no próximo ano. Também parabenizou o presidente do Sindicato Médico do RS, Paulo de Argollo Mendes, que ocupou a Tribuna Popular nessa tarde.

    Elisabete Felice (PSDB), em seu primeiro pronunciamento como deputada estadual, discorreu sobre sua vida pública, tanto em Uruguaiana, onde por duas vezes foi primeira-dama, como na própria Assembleia, especialmente quando assessorou seu marido, o ex-deputado Sanchotene Felice, durante a Constituinte de 1989. Destacou que, ao final de gestão de Sanchotene Felice, em dezembro de 2012, como prefeito de Uruguaiana, sua administração alcançou o índice de aprovação popular de 97,8%, do qual muito se orgulha em ter ajudado a construir. E manifestou sua disposição em agora trabalhar como parlamentar pelo Estado do Rio Grande do Sul.

    Jurandir Maciel (PTB) parabenizou o presidente do Sindicato Médico do RS (Simers), Paulo de Argollo Mendes, que, durante a Tribuna Popular desta quinta-feira, no Plenário da Assembleia, defendeu a criação de uma carreira estadual para médicos, com ingresso via concurso público, como forma de minimizar o déficit existente na interiorização da saúde no Estado.

    Raul Pont (PT) defendeu o governo do Estado das críticas feitas por João Fischer, em especial no que respeita à ERS-010. Salientou que o governo deve atender a prioridades, alicerçado em estudos sólidos, que que, com relação àquela via, ainda nada há neste sentido. E acrescentou: “Por enquanto, isso (referindo-se à ERS010) só tem interesse a construtura Odebrecht, e não a comunidade, pois nada tem a ver com a realidade efetiva daquela região”.

    De volta à tribuna, João Fischer (PP) novamente cobrou do governo o início das obras da ERS-010. E lembrou, dirigindo-se ao deputado Raul Pont, que o projeto existente para a rodovia é sério sim, e foi comandado pelo prefeito Jairo Jorge, da Canoas, do partido do próprio deputado Pont. O parlamentar oposicionista também citou dados veiculados pelo Jornal do Comércio, mostrando que as produção industrial no país caiu 2,7%, em 2012, e a do Estado recuou 4,6%. E tornou a criticar o governo do PT pela falta de ações para atrair investidores.

    Edegar Pretto (PT), com relação à ERS-010, afirmou que o governo estadual está trabalhando muito, discutindo e vendo quais as melhores alternativas para o Rio Grande. “Não temos nada contra as Parcerias Público-Privadas”, observou. O deputado ainda destacou a realização, em Torres, a partir de as 11 horas da manhã desta sexta-feira (8), de mais uma edição da Feira da Agroindústria Familiar.

    Ouça os áudios dos pronunciamentos em plenário na íntegra no setor do Legislativo do portal da ALRS: http://www.al.rs.gov.br/legislativo/

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/construcao-da-ers-010-motiva-manifestacoes-de-parlamentares-em-plenario/100333748

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)