Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Definidos os líderes de bancada e partido para 2013/2014

    O início das atividades parlamentares no terceiro ano da 53ª Legislatura traz algumas mudanças nas bancadas partidárias que compõem a Assembleia Legislativa. Das onze bancadas que integram o Parlamento gaúcho, seis tiveram alterações nos seus quadros de liderança para os próximos dois anos.

    Segundo o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, a escolha dos líderes de bancada é feita pelos parlamentares da legenda, enquanto que o líder partidário é definido pela executiva estadual do partido. As lideranças de bancada e partidárias têm o direito de fazer uso da palavra a qualquer instante da sessão ordinária para realizar comunicação urgente, conforme os artigos 14 e 19 do Regimento Interno. Podem abordar temas que considerem relevantes à sociedade, levantar questões e fazer denúncias em geral.

    O líder de bancada faz a representação institucional do partido na relação com a mesa diretora. Como tal, participam da reunião de líderes e deliberam sobre os projetos a serem votados nas sessões ordinárias. Já os líderes de partido tem a função de defender as concepções e ideologias políticas de suas siglas no plenário. O líder do governo, por sua vez, é indicado pelo governador do Estado para fazer sua representação no Parlamento.

    PP

    No Partido Progressista, o deputado Frederico Antunes foi escolhido de forma unânime como novo líder de sua bancada no biênio 2013/2014, ocupando o espaço que antes era de João Fischer. Frederico exerce o quarto mandato como deputado estadual e, em 2007, foi presidente do Parlamento gaúcho. Já a liderança partidária caberá à deputada Silvana Covatti . A parlamentar está no seu segundo mandato parlamentar.

    PTB

    Já o Partido Trabalhista Brasileiro decidiu manter Aloíso Classman , deputado pelo quinto mandato, como líder da bancada por mais dois anos. O líder partidário na casa será o deputado Ronaldo Santini , que está no seu primeiro mandato.

    PT

    O Partido dos Trabalhadores também irá conservar a mesma composição de líderes para o próximo biênio. Valdeci Oliveira , que também é o líder do governo, continuará na liderança partidária. E Edegar Pretto será o responsável por coordenar sua bancada. Os dois parlamentares estão no seu primeiro mandato no legislativo gaúcho.

    PMDB

    O Partido do Movimento Democrático Brasileiro definiu, no último dia 30 de janeiro, a deputada Maria Helena Sartori como líder da bancada. Como suplente, a deputada já assumiu duas vezes com parlamentar na casa. Nessa legislatura foi eleita para o cargo como titular. O líder partidário será Giovani Feltes .

    PSDB

    O Partido da Social Democracia Brasileira decidiu por indicar Zilá Breitenbach para liderar sua bancada em 2013/2014. A parlamentar que está em sua segunda legislatura na Casa, substiruirá Lucas Redecker , que por sua vez irá liderar o partido no próximo biênio no lugar de Jorge Pozzobom.

    PDT

    O Partido Democrático Trabalhista deliberou manter Gerson Burmann (no seu terceiro mandato) como líder da bancada. Já liderança do partido caberá a deputada Juliana Brizola , substituindo o deputado Dr. Basegio.

    Sem alterações

    Os partidos com menos integrantes em suas bancadas, ou até mesmo um único parlamentar mantiveram seus líderes.

    Na bancada do Partido Socialista Brasileiro, composta por três deputados, Miki Breier segue na liderança partidária no próximo biênio, assim como Heitor Schuch prossegue à frente da bancada.

    Já nas bancadas com um único representante na Assembleia, o deputado acumula as funções de líder da bancada e do partido. São eles: Raul Carrion, do Partido Comunista do Brasil, Paulo Borges , do Democratas, Carlos Gomes, do Partido Republicano Brasileiro, e Paulo Odone, do Partido Popular Socialista.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/definidos-os-lideres-de-bancada-e-partido-para-2013-2014/100335261

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)