Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    "Aduaneira em Quaraí não irá atrapalhar comércio", afirma superintendente da Receita Federal

    Em audiência pública realizada pela Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais nessa quarta-feira (24), a Receita Federal e representantes da prefeitura e da câmara de vereadores de Quaraí chegaram a um consenso sobre a importância do terminal aduaneiro que será construído na ponte entre o município gaúcho e Artigas (Uruguai). O encontro foi coordenado pelo presidente da comissão, deputado Álvaro Boessio (PMDB).

    A preocupação dos vereadores Cristian Tobias Barreto, Jeferson Pires e Claudio Bueno, que solicitaram a audiência, era que a aduaneira criasse dificuldades para o livre comércio e o trânsito na ponte. De acordo com o superintendente regional da Receita Federal, Paulo Renato da Paz, a obra não irá implicar em alterações no comércio já realizado entre os municípios fronteiriços e, ainda, irá auxiliar o fluxo de veículos. “Não há risco para o comércio de Quaraí, pois ele não é irregular”, declarou o superintendente.

    Segundo Paz, o objetivo da aduana é oferecer atendimento aos turistas que virão ao país para grandes eventos, como a Copa de 2014. A obra inclui uma estrutura coberta com banheiros para os turistas e espaços para órgãos públicos, como a Secretaria Estadual de Turismo. Também prevê um desvio e um estacionamento para a os veículos que forem parados pela fiscalização. “O veículo que for fiscalizado será retirado da rodovia”, disse, destacando que haverá duas pistas nos dois sentidos, liberando o tráfego daqueles que não forem parados. Outros seis municípios também receberão novos terminais aduaneiros, entre eles, Santana do Livramento e Chuí.

    Um dos encaminhamentos propostos pelo deputado Mano Changes (PP) é de que a Receita Federal realize uma campanha de esclarecimento da população de Quaraí sobre a obra e suas implicações. “Considero este um projeto interessante e que pode ser viável, mas que deve estar em sintonia com a prefeitura e os vereadores no sentido de esclarecer a comunidade”, enfatizou.

    O deputado Frederico Antunes (PP) lembrou que o RS comporta o maior número de faixas de fronteira do país e que a Superintendência gaúcha é uma referência nacional para as demais regionais da Receita Federal. Para a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), não se pode perder de vista, também, o reforço do efetivo da Polícia Federal. “Devemos trabalhar, na Comissão, para que se abram concursos públicos”, defendeu.

    Participaram, também, o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Quaraí, Marcos Vieira, e a representante do Sindilojas do município, Eloísa Pinheiro.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aduaneira-em-quarai-nao-ira-atrapalhar-comercio-afirma-superintendente-da-receita-federal/100476598

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)