Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Frederico Antunes participa de debate sobre energia eólica

    O líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes, participou nesta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa, de audiência pública da Comissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica. Na reunião, a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Elbia Melo, fez uma radiografia completa sobre o setor de energia eólica e suas potencialidades no Brasil.

    Em sua manifestação, Elbia afirmou que o Rio Grande do Sul é um dos quatro estados brasileiros com maior potencial de exploração deste tipo de energia renovável, ao lado de Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. A energia eólica é, conforme a presidente, a segunda fonte de energia mais competitiva do País, perdendo apenas para as hidrelétricas de grande porte.

    A dirigente ainda destacou que BNDES estabelece a exigência de 60% de maquinário de origem nacional como pré-condição para autorizar a liberação de financiamentos no setor. Outro ponto ressaltado pela presidente foi a defesa de que os diferentes tipos de matriz energética disponíveis no Brasil sejam utilizados de forma complementar, ao invés de competirem entre si.

    Para Frederico, que já coordenou Comissão de Representação Externa sobre o sistema energético gaúcho, os dados apresentados pela palestrante evidenciam a importância da energia eólica para o desenvolvimento energético do Rio Grande do Sul. Ele destacou, contudo, que é preciso criar medidas efetivas de atração dos investidores. Em relação à Fronteira-Oeste, o líder do PP destacou que as limitações impostas pela legislação ainda dificultam novos investimentos. “O Rio Grande do Sul é um dos Estados mais propícios do País para usar a energia dos ventos. Mas ainda há grandes entraves que precisam ser superados”, resumiu Frederico. A sessão foi acompanhada pelo vereador João Aguiar, de Palmares do Sul.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/frederico-antunes-participa-de-debate-sobre-energia-eolica/100555760

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)