Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Primeiro leilão de petróleo da camada do pré-sal gera debates na tribuna

    No período dedicado às comunicações de lideranças da sessão plenária dessa terça-feira (22), o deputado Miki Breier (PSB) utilizou a tribuna para homenagear e fazer uma reflexão sobre a importância dos jornalistas na sociedade brasileira. Miki, que é coordenador da Frente Parlamentar para a Democratização dos Meios de Comunicação e das Rádios Comunitárias, destacou que os jornalistas enfrentam problemas salariais, sem qualquer ganho real nos últimos cinco anos. "Sem Jornalista não tem Informação" é o slogam utilizado pelos jornalista para expressarem a sua situação profissional e chamar atenção da sociedade para a importância destes profissionais para a democratização dos meios de comunicações.

    José Sperotto (PTB) usou a tribuna para alertar que democracia se faz com jornalismo livre. Ele também comunicou o falecimento do jornalista Antônio Carlos BlaskosKi, fundador do Jornal "O Guaíba", ocorrido em 13 de outubro de 2013. Sperotto comunicou ainda a realização de reunião da Frente Parlamentar da Micro e Pequenas Empresas amanhã (23), às 15 horas, na sala Maurício Cardoso, 3º andar do Palácio Farroupilha.

    Pedro Pereira (PSDB) relatou a realização da audiência pública conjunta entre as comissões de Assuntos Municipais e de Saúde e Meio Ambiente, ocorrida na manhã dessa terça-feira, para debater o preço do Gás Natural Veicular (GNV) no Rio Grande do Sul. Ele cobrou uma ação da Sulgás e do governo estadual para incentivar a utilização do GNV e que a frota de veículos oficiais do estado seja adapta para utilizar este combustível. O parlamentar solicitou que os seus pares apoiem a tramitação de dois projetos que estão na Casa e que concedem redução de tributos para veículos movidos a GNV.

    Raul Pont (PT) também usou a tribuna para comemorar o sucesso do primeiro leilão de petróleo da camada do pré-sal (Campo de Libra), ocorrido na última segunda-feira (21), e que terá a Petrobras como principal operadora. Ele comparou este leilão à própria criação da Petrobrás e a consolidação dos polos petroquímicos, que mais tarde foram privatizados. Pont lembrou que, dentro de cinco anos, os recursos advindos da exploração do pré-sal estarão disponíveis para serem aplicados em educação (75%) e saúde (25%), como aprovado recentemente pelo Congresso Nacional. Ele comemorou também o controle público sobre a extração de petróleo no Campo de Libra.

    Catarina Paladini (PSB) usou a tribuna para se referir a artigo assinado pelo ex-diretor da Petrobras, Ildo Sauer, que criticou as regras que balizaram o primeiro leilão do petróleo do pré-sal, pois a Petrobras fez todo o trabalho de pesquisa, enquanto as outras empresas receberão muito mais do que investirão.

    Frederico Antunes (PP) relatou visita realizada na última segunda-feira (21) ao CTEC, em Encruzilhada do Sul, e se deparou com o descaso do governo estadual para os projetos lá existentes e que já contavam inclusive com recursos federais para sua implementação. Ele denunciou o abandono das escolas técnicas agrícolas do Rio Grande do Sul pelo governo estadual e cobrou recursos prometidos para as instituições de ensino do Programa Brasil Profissionalizado. Frederico defendeu ainda a participação do capital privado na exploração das reservas de petróleo e que este fato talvez represente a abertura da Petrobras ao capital privado.

    Alexandre Postal (PMDB) usou a tribuna para comentar o novo modelo de partilha do petróleo do pré-sal, que nada mais é que a privatização do subsolo brasileiro. Ele também criticou o Plano de Demissão Incentivada da CEEE. Para ele, o Partido dos Trabalhadores, com o tempo, trocou privatização por partilha e Plano de Demissão Voluntária (PDV) por Plano de Demissão Incentivada (PDI).

    Raul Carrion (PCdoB) usou a tribuna para responder ao deputado Postal destacando que, enquanto eles estiveram no poder, privatizaram a CRT e a CEEE. Ele destacou que foi criada uma legislação para a partilha dos recursos do pré-sal, e não de concessão, e que em qualquer contrato de partilha que ocorrer no país a Petrobras terá 30% de participação, além da criação de um fundo social que destinará 75% dos recursos para a educação e 25% para a saúde. Para o parlamentar, no leilão do campo de Libra, foram resguardadas a soberania nacional e os direitos do povo brasileiro. "O que dói neles é que os recursos serão destinados à educação, saúde e qualidade de vida do povo brasileiro", afirmou o parlamentar comunista ao defender o modelo de partilha dos recursos do pré-sal.

    Nelsinho Metalúrgico (PT) criticiou os parlamentares que subiram à tribuna para desqualificar os avanços obtidos nos últimos anos e que o povo brasileiro será o maior beneficiado com este desenvolvimento. Para ele, somente o ciúme ou o rancor pode explicar as manifestações dos parlamentares da oposição que criticaram a realização do primeiro leilão do petróleo do pré-sal. O parlamentar parabenizou a presidenta Dilma Rousseff pela mudança do modelo, de concessão para partilha, da exploração do petróleo do pré-sal.

    Cassiá Carpes (SDD) comentou que o deputado Carrion deve estar contrariado com este novo modelo de exploração dos recursos do pré-sal. Também comunicou que seu partido já filiou 50 vereadores no Rio Grande do Sul.

    Jorge Pozzobom (PSDB) utilizou a tribuna para criticar a utilização do Exército e da Brigada Militar para coibir manifestações no país. Ele também destacou que o PT privatizou aeroportos, rodovias, hidrovias e agora privatizou a Petrobras.

    Ouça a íntegra dos pronunciamentos em plenário no endereço www.al.rs.gov.br/legislativo

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/primeiro-leilao-de-petroleo-da-camada-do-pre-sal-gera-debates-na-tribuna/111973258

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)