Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Diretoras de Escolas buscam apoio da deputada Zilá

    Grupo demonstrou preocupação quanto ao projeto de lei enviado pelo governo do Estado a Assembleia Legislativa alterando a Gestão Democrática do Ensino Público do RS. Na data em que se comemora o “Dia do Diretor de Escola”, terça-feira (12), um grupo formado pelas diretoras do Colégio Piratini e Colégio Marechal Floriano Peixoto, Maria Beatriz A. Lazzaratto e Jane Machado, estiveram pela manhã no gabinete da Deputada Zilá Breitenbach (PSDB).

    Com as diretoras também participaram da reunião a vice-diretora e a orientadora do Colégio Marechal Floriano Peixoto, Lisete Schneider Guimarães e Neygela Maia, que na oportunidade entregaram a parlamentar a “Carta aberta dos diretores das Escolas Estaduais de Porto Alegre” e solicitaram apoio ao projeto de lei enviado pelo governo do Estado a Assembleia Legislativa, no dia 06 de novembro, alterando a Gestão Democrática do Ensino Público do RS. Conforme as diretoras o PL objetiva dar respaldo a uma Ordem de Serviço que se sobrepôs a legislação vigente. “Preocupa-nos o não cumprimento da Lei nº 10.576 de 14 de novembro de 1995, atualizada através da Lei nº 13.990 de 15 de maio de 2012, que dispõe sobre a Gestão Democrática do Ensino Público Estadual. Está previsto no parágrafo 3º do Art. 15, que no caso de vacância do vice-diretor seu sucessor será indicado pelo Diretor da Escola.

    A SEDUC, sobrepondo-se a legislação, emitiu uma Ordem de Serviço onde determina que neste caso, deve ser convocada nova eleição para toda a administração da escola. A SEDUC, além de desrespeito a legislação, também descumpre a decisão judicial que referencia que o vice-diretor deve ser indicado pelo diretor, no caso de vacância de cargo”, explicam no documento entregue. no estado e alterações do governo na Legislação da Gestão Democrática do Ensino Público. Algumas das reivindicações que constam ainda na Carta Aberta, é atualização dos valores da G.D (Gratificação de Direção de Escolas) com equivalência ao concedido aos diretores da SEDUC e CREs, aprovação de um Projeto de Estado para Educação e o cumprimento da Lei do Piso Nacional de Salários dos Professores.

    Em seu pronunciamento na sessão plenária, a deputada Zilá leu o documento na íntegra, ressaltando a importância das propostas e reivindicações apresentadas pelas diretoras, “O que se quer é um ensino de qualidade e mais condições estruturais nas escolas”, salientou a parlamentar que na mesma manhã havia presidido a audiência pública no auditório do Dante Barone, sobre a implantação compulsória do ensino médio politécnico e a avaliação emancipatória, e já havia expressado que o governo do Estado não oferece as condições necessárias para a implantação da proposta, como: espaço físico, recursos humanos, estrutura pedagógica, grade curricular, capacitação de professores e transporte escolar.

    *Colaborou Thamires Rosa

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretoras-de-escolas-buscam-apoio-da-deputada-zila/112107308

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)