Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juliana Brizola apresenta amanhã relatório final da Comissão Especial das escolas de tempo integral

    A deputada Juliana Brizola (PDT) submete a debate e votação, nesta terça-feira (15), o relatório final da Comissão Especial para tratar das escolas de tempo integral. O documento com 90 páginas foi produzido ao longo dos últimos quatro meses, respeitando o intervalo do recesso parlamentar. Desde novembro, a deputada procurou ampliar o estudo desta modalidade de ensino, tendo em vista a aprovação da Lei no. 14.461/2014, que torna progressiva a adoção do tempo integral nas escolas públicas gaúchas e a ampliação, pelo governo do Estado, de 29 para 51 as escolas que, em 2014, passam a funcionar no tempo integral.

    Um dos eixos do trabalho foi a confirmação do aumento da carga horária como medida eficaz para melhorar a qualidade do ensino público, conforme constatado na legislação - os artigos 205, 206 e 227 da Constituição Federal; a Lei nº. 9.089/90, Estatuto da Criança e do Adolescente; o projeto das Diretrizes e Bases da Educação Nacional; a Lei nº. 10.172/2001, Plano Nacional de Educação e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, Lei nº 11.494/2007 e no Estado a Lei 14.461/2014.

    Além das audiências públicas, a Comissão realizou visitações técnicas para ampliar e detalhar as experiências de escola em tempo integral em diferentes redes e sistemas de ensino, inclusive no Uruguai, onde o modelo já está sendo adotado. Juliana Brizola também esteve em visita ao CIEP do município de Canela, considerado modelo de educação, em Palmeira das Missões e em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. A Comissão também esteve em Montevidéo, no Uruguai, onde foi possível acompanhar as atividades das Escuelas de Tiempo Completo. Também serviu de subsídio ao relatório o Seminário Internacional sobre Escolas de Tempo Integral, realizado dia 24 de março no Auditório Dante Barone, quando painelistas brasileiros, um educador português e outra uruguaia debateram o modelo integral.

    Presidida pela deputada Juliana Brizola, a comissão contou com a participação dos deputados titulares Marisa Formolo (PT), Jurandir Maciel e Augusto Lara (PTB), este último o relator; e os deputados Miriam Marroni (PT), Ana Affonso (PT), Giovani Feltes (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), Dr. Basegio (PDT), Frederico Antunes (PP), Mano Changes (PP), Zilá Breitenbach (PSDB) e Paulo Odone (PPS).

    O relatório será lido e apresentado às 1h15, na Sala Alberto Pasqualini, 4º andar do Palácio Farroupilha.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juliana-brizola-apresenta-amanha-relatorio-final-da-comissao-especial-das-escolas-de-tempo-integral/116302673

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)