Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Jorge Pozzobom homenageia o Dia do Exército Brasileiro

    No período do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (22), o deputado Jorge Pozzobom (PSDB) prestou homenagem ao Dia do Exército Brasileiro, celebrado em 19 de abril. A data marca a 1ª Batalha de Guararapes, em 1648, contra invasores holandeses, na então capitania de Pernambuco.

    Pozzobom iniciou seu pronunciamento citando o art. 142 da Constituição Federal, segundo o qual o Exército é uma instituição permanente que contribui para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais.

    O parlamentar citou episódios que ressaltam o papel da instituição na construção da história do país, como a luta para manter os territórios conquistados ainda no Brasil Colônia e, após a Independência, o esforço para evitar a fragmentação do território. Mencionou ainda o protagonismo da instituição na proclamação da República e em eventos como a guerra da Tríplice Aliança e a 2ª Guerra Mundial.

    Sobre atuações recentes, citou a participação em missões de paz e de garantia da lei e da ordem, como em Angola, em Moçambique, no Congo e no Haiti. Em território nacional, registrou a presença nos complexos cariocas do Alemão e da Penha e em calamidades públicas, especialmente decorrentes de chuvas torrenciais, e o auxílio em Santa Maria, no incêndio da boate Kiss.

    Segundo Pozzobom, a instituição desempenha seu papel como “mão forte” e “mão amiga”. “O exército cumpre sua missão principal, como braço forte, preparando-se permanentemente para a defesa da soberania nacional, mas também, como mão amiga, desenvolve operações complementares, planejadas ou emergenciais, principalmente em calamidades públicas ou em atividades de responsabilidade social”, observou.

    Medalha da 53ª Legislatura

    O deputado também destacou a trajetória do comandante militar do Sul, general Carlos Bolivar, nascido em Santa Maria. Ao término do pronunciamento, concedeu ao militar a Medalha da 53ª Legislatura.

    Acompanharam as homenagens o chefe da Casa Militar do governo do Estado, coronel Oscar Moiano, o subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Daniel Sperb Rubin, o comandante da 3ª Região Militar, general de Divisão Fernando Vasconcellos, o chefe do Estado Maior do 5º Conar, coronel Fernando Oliveira de Miranda, e a secretária de Finanças de Santa Maria, Ana Beatriz Barros, entre outras autoridades civis e militares.

    Apartes

    Manifestaram-se, em apartes, os deputados João Fischer (PP), Cassiá Carpes (SDD), Alexandre Postal (PMDB), Aldacir Oliboni (PT), Raul Carrion (PCdoB) e José Sperotto (PTB).

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jorge-pozzobom-homenageia-o-dia-do-exercito-brasileiro/116835821

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)