Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PT condena decisão do STF de extinguir exigência do diploma de jornalistas

    A bancada do PT na Assembleia Legislativa apoia a campanha deflagrada pelos jornalistas contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a exigência do diploma de curso superior para o exercício da profissão. Na tarde desta quarta-feira (24), parlamentares de diversos partidos se revezaram na tribuna do Parlamento Estadual para defender a manutenção do diploma. Em nome dos petistas, o deputado Adão Villaverde chamou a atenção para os erros ético e técnico da decisão tomada pelo STF em 17 de junho. Ele observa que se trata de uma profissão que exige qualificação, preparo e conhecimento, além de um conjunto de ensinamentos no campo ético. "Ao deixar estas questões de lado, a Suprema Corte incorre num erro inaceitável do ponto de vista profissional para esta categoria", frisou.

    Villaverde alertou para o risco de a medida possibilitar a desregulamentação de outras profissões. O parlamentar também disse que endossa a proposta do deputado Edson Brum (PMDB) de promover uma audiência pública na Assembleia gaúcha para debater com os jornalistas a importância do diploma no exercício da profissão. Ele manifestou posição favorável à elaboração de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pela exigência do diploma.

    Manifestação

    Ao meio-dia desta quarta-feira, Villaverde e o deputado Dionilso Marcon (PT) prestigiaram a manifestação na Esquina Democrática, em Porto Alegre, em defesa do diploma e contra a posição do STF. Encabeçados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Núcleo de Estudantes de Jornalismo, profissionais e acadêmicos, usando nariz de palhaço e portando cartazes, empreenderam uma marcha até a Rua Caldas Júnior para alertar sobre os prejuízos da decisão para a sociedade. Durante o percurso, os manifestantes receberam apoio da população, que se mostrou simpática à luta da categoria.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações124
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pt-condena-decisao-do-stf-de-extinguir-exigencia-do-diploma-de-jornalistas/1447012

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Se ter diploma é tão importante assim para exercer a profissão de jornalista, faço apenas uma pergunta, por que então os países de primeiro mundo, NÃO EXIGE O TÃO PRECIOSO DIPLOMA?
    Isto é apenas mais uma tentativa de calar a rede digital, um "Cala Boca Magda" mesmo, uma mordaça que a minoria quer colocar na internet brasileira e em outras mídias, e o pior usando desculpas esfarrapadas.
    Fica aqui minha discórdia ao retrocesso! continuar lendo