Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Regina propõe alteração no Código Estadual de Proteção aos Animais

    Nesta terça-feira (3), com a abertura dos trabalhos da nova Legislatura, a deputada Regina Becker Fortunati protocolou projeto de lei requerendo a revogação da Lei nº 12.131/04, que alterou o Código Estadual de Proteção aos Animais (Lei 11.915/03) e respaldou o sacrifício de animais nos cultos e liturgias das religiões de matriz africana. Conforme a parlamentar, a medida visa a fazer com que o referido Código volte a vigorar com sua redação original, que estabelece normas para a proteção dos animais no Rio Grande do Sul.

    Na justificativa do PL, Regina destaca que a Constituição Federal tanto estabelece o respeito à liberdade religiosa quanto garante a todos o direito à vida. “O reconhecimento dos Direitos Animais é uma evolução da sociedade, e esta tem manifestando sua inconformidade diante de práticas colidentes em que se verifica o interesse de segmentos sobrepondo-se aos da coletividade, no que concerne o sacrifício de animais”, pondera.

    Para a parlamentar, a externação da fé não pode afrontar os direitos alheios, visto que não é absoluta. “Na atualidade, a citada prática de liturgias já não se pacifica com a consciência da sociedade em permanente evolução e a quem a Carta Magna determinou, tanto quanto ao Poder Público, o dever de defender e proteger os seres vivos e o meio ambiente”, frisa.

    A questão da saúde pública, colocada em risco diante da decomposição orgânica dos animais que são vitimados nos rituais, também é referida na justificativa da matéria. De acordo com Regina, além da inconformidade com a morte de animais para este fim, é imensurável o sofrimento que advém do constrangimento a que a sociedade é submetida ao encontrar os corpos utilizados nas oferendas em locais públicos, tais como ruas e praças, já em estágio de putrefação.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/regina-propoe-alteracao-no-codigo-estadual-de-protecao-aos-animais/164593168

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)