Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reunião discute problemas que envolvem a Companhia Estadual de Silos e Armazéns

    Foi realizada na manhã desta sexta-feira (14), na sala Maurício Cardoso da Assembléia, reunião para debater a situação da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA),. O encontro faz parte dos esforços que serão empreendidos pela Frente Parlamentar em Defesa da Cesa, que será coordenada pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), e teve a presença do senador Paulo Paim (PT).

    De acordo com o coordenador da reunião, Roberto Mafessoni, a Frente pretende fortalecer a manutenção da CESA, pela importância que ela representa para a economia gaúcha. "Nosso grande objetivo é ouvir todos os segmentos e encontrarmos as soluções, seja por parte do governo do Estado, do governo federal, enfim, da sociedade. Isso é possível, pois a Cesa teve durante todos estes anso resultados operacionais positivos, o que mostra a sua viabilidade", sublinhou Mafessoni.

    O senador Paulo Paim pediu que seja elaborado um documento sucinto sobre a situação da CESA e que aponte os caminhos para solucionar os problemas. Paim disse que mobilizará a bancada gaúcha em Brasília e intermediará as audiências necessárias junto ao governo federal e estadual para que se busque a solução desta questão. "Seria um equívoco histórico abandonar a Cesa à própria sorte", alertou Paim.

    O presidente do Sindicato dos Armazéns Gerais do Estado do Rio Gande do Sul, Lourival Pereira, salientou que a empresa é economicamente viável, mas possui uma dívida de 60 milhões de reais, sendo que 40 milhões são dívidas de encargos sociais junto ao governo federal. Segundo Pereira, uma solução para esta dívida seria fazer com que estas pendências fossem trocadas por uma maior participação acionária da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na CESA, que é uma empresa de cononomia mista.

    Outra questão levantada por Pereira é a necessidade de concurso público para contratação de pessoal com vistas ao suprimento das necessidades das 23 unidades da CESA em todo o Rio Grande do Sul. "Precisamos ao menos uma contratação emergencial para formar um quadro mínimo. O quadro está muito reduzido e tem dificuldade inclusive de atender os clientes", destacou Pereira.

    No próximo dia 10 de dezembro, data em que a Cesa completa 56 anos de fundação, o deputado Gilberto Capoani homenageará a empresa no período do Grande Expediente.

    Participaram da reunião assessores dos deputados estaduais Adão Villaverde (PT), Aloísio Classmann (PTB), Ivar Pavan (PT), dos deputados federais Vieira da Cunha (PDT), Beto Albuquerque (PSB), além de ex-presidentes da Cesa, representante da Conab e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações31
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reuniao-discute-problemas-que-envolvem-a-companhia-estadual-de-silos-e-armazens/181316

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)