Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Carrion homenageia os 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul

    O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa, deputado Raul Carrion, realiza nesta terça-feira (12) o Grande Expediente em homenagem aos 80 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região. A homenagem ocorre no Plenário da Assembleia, a partir das 14h.

    História

    Fundado em 1933, o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região é a entidade representativa de classe dos trabalhadores metalúrgicos do maior pólo metal-mecânico do Rio Grande do Sul. Possui importante história de lutas reconhecida pela comunidade e do movimento sindical do estado e país. Seu presidente em exercício é Leandro Velho.

    A base de atuação do Sindicato abrange os seguintes municípios: Caxias do Sul, Antonio Prado, Carlos Barbosa, Garibaldi, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Pádua e Vale Real. Possui uma sede social principal localizada na Rua Bento Gonçalves, no centro de Caxias do Sul. Possui ainda algumas subsedes em municípios da base de atuação e a Sede Campestre.

    O Sindicato possui atuação intensa o ano inteiro, seja ao participar da lutas gerais dos trabalhadores, seja na sua ação permanente em defesa dos direitos e por mais conquistas para a categoria. Esta luta tem, nos meses de abril, maio e junho, destaque por conta da mobilização de dissídio (a data do dissídio dos metalúrgicos de Caxias do Sul é 1º de junho). Nos últimos anos, o Sindicato tem garantido os melhores acordos do estado para os metalúrgicos da região, graças à participação e mobilização da categoria.

    A categoria metalúrgica em Caxias do Sul e Região soma cerca de 33 mil trabalhadores na ativa. Destes, cerca de 50% são sócios do Sindicato (nível bem superior à média nacional que é estimado em 18%).

    Carrion

    A história de militância de Carrion está intimamente ligada às lutas metalúrgicas do RS. Em 1965, vinculou-se aos movimentos metalúrgico e calçadista de Porto Alegre, participando ativamente das lutas da oposição metalúrgica e contribuindo para a reconquista do Sindicato dos Sapateiros de Porto Alegre.

    Após intensa luta pelo fim da ditadura militar e um exílio por países da América Latina, Carrion retornou para Porto Alegre em fins de 1979, passando a trabalhar como técnico eletrônico em empresas do ramo metalúrgico. Reintegrado ao trabalho partidário, foi eleito secretário político do PCdoB em Porto Alegre. Na Conferência Estadual de 1981, também passou a compor a direção estadual e o seu secretariado.

    Logo se destacou como ativista sindical e liderança metalúrgica. Por quatro anos consecutivos, foi eleito para a Comissão de Salários do Sindicato, em Porto Alegre, – responsável pela negociação dos dissídios –, compôs seus comitês de greve, representou a categoria em inúmeros congressos, fez parte de duas chapas de oposição. Em 1987, apesar de ter estabilidade como vice-Presidente da Cipa, foi demitido sob a alegação de justa causa, não mais conseguindo emprego na categoria. Só dez anos depois teve os seus direitos reconhecidos pela Justiça do Trabalho.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carrion-homenageia-os-80-anos-do-sindicato-dos-metalurgicos-de-caxias-do-sul/100386838

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)