Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão sobre a extração de areia no Rio Jacuí define roteiro de atividades

    A Comissão de Representação Externa sobre a Extração de Areia no Rio Jacuí definiu seu roteiro de atividades durante a primeira reunião do órgão técnico, nessa terça-feira (26). O encontro foi realizado na sala Salzano Vieira, 3º andar do Palácio Farroupilha.

    Conforme o coordenador da comissão, Miki Breier (PSB), todas as partes envolvidas no processo de extração de areia no Rio Jacuí devem ser ouvidas. Para isso, o plano de trabalho proposto prevê visitas a diversos órgãos, reuniões na Casa Legislativa e uma audiência pública a ser realizada no dia 15 de abril.

    O objetivo das visitas e reuniões é obter informações oficiais e da sociedade civil a respeito da atual situação do Rio Jacuí, sobretudo no que tange à extração de areia, seus limites, licenças, fiscalização e os efeitos dessas atividades no ambiente do rio.

    A Comissão, instalada na última quinta-feira (21), deve ter seus trabalhos realizados em até 30 dias. Está prevista a entrega e apresentação do relatório final à presidência da Casa no dia 20 de abril.

    Roteiro de Atividades

    Nesta quinta-feira (28), às 10 horas, está programada a primeira visita dessa comissão, ao Comando Ambiental da Brigada Militar. Na próxima terça-feira (2), a expectativa é para confirmação do agendamento de visita, às 18 horas, na Fundação Estadual de Proteção Ambiental – Fepam.

    Também devem ser visitados orgãos como: Associação dos Servidores da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler; Ministério Público, empresas de Extração de Areia; Polícia Federal; Rio Jacuí; e Superintendência de Porto e Hidrovias do Rio Garnde do Sul – SPH.

    A visitação à Secretaria de Estado e do Meio Ambiente – SEMA será realizada próximo a audiência pública, para maior interação sobre o tema, e discussão/questionamentos, com o orgão.

    Dentre o roteiro de atividades, ainda estão previstas reuniões com ambientalistas, ONG´s, jornalistas e ribeirinhos, que serão agendadas, assim como as visitas, conforme a possibilidade dos convidados e orgãos.

    Presenças

    Além do coordenador da presente comissão Miki Breier (PSB), também estiveram presentes na reunião os deputados Nelsinho Metalúrgico (PT) e Edson Brum (PMDB).

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-sobre-a-extracao-de-areia-no-rio-jacui-define-roteiro-de-atividades/100420177

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)