Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Frente Parlamentar presidida por Santini apoia paralisação dos hospitais

    O presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidade Filantrópicas na Área da Saúde, deputado Ronaldo Santini (PTB) participou do protesto dos hospitais filantrópicos nesta segunda-feira (8), em defesa do reajuste da Tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). Um café da manhã da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, no átrio do anfiteatro Hugo Gerdau, na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, debateu o subfinanciamento federal do setor da saúde, seus efeitos sobre os prestadores e usuários do SUS, incluindo as propostas e soluções emergenciais.

    O encontro integrou a programação do dia de Mobilização das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos Brasileiros organizado pelas 2.100 Santas Casas e Hospitais Beneficentes e Filantrópicos. Esta mobilização serviu como alerta nacional à sociedade e ao governo federal sobre a crise na assistência do SUS, decorrente da falta de recursos para garantir o funcionamento adequado do atendimento público.

    Contando com apoio e a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP), e do vice-presidente da Frente Parlamentar, deputado Jurandir Maciel (PTB), no encontro, Santini apontou a necessidade urgente de atualização nos valores dos repasses federais às casas filantrópicas de saúde. “Algumas pessoas nos questionam que o governo federal investe na saúde. Mas eu afirmo a todos que ainda é pouco. É evidente a necessidade de reajuste nos repasses do SUS para mantermos nossas Santas Casas e Hospitais Filantrópicos atendendo a população. Caso isso não aconteça, esta pequena paralisação nos procedimentos eletivos, realizada hoje, poderá ser comum nos atendimentos de alta complexidade, que não podem esperar, pois os hospitais estarão fechados”, disse.

    Santini reforçou a Campanha Todos Pela Saúde. “Estou presidente de uma Frente Parlamentar para debater e buscar soluções para o tema, sem qualquer vínculo político eleitoral, pois nossa campanha tem deputados representantes em todas as regiões e possui um sistema de rodízio anual na presidência. A convite do Dr. Júlio Matos buscamos total envolvimento com o tema engajando o parlamento gaúcho ao abaixo-assinado para coletar 1,5 milhão de assinaturas que irá gerar uma PEC para determinar que a União destine 10% do orçamento para saúde”, comentou.

    O presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS, Júlio Dornelles de Matos, apresentou em detalhes o quadro do SUS no Brasil e no RS. Em todo o país 145,4 milhões de pessoas têm no SUS a única alternativa de assistência. Os investimentos do governo federal em saúde, em relação ao PIB, são de apenas 3,2%. Dos mais de 2 mil hospitais filantrópicos, 56% estão localizados em cidades com até 30 mil habitantes onde, normalmente, as alternativas de assistência são reduzidas. Em média, a cada R$ 100,00 empregados pelas instituições nos convênios de contratos com o SUS, os hospitais são remunerados com R$ 65,00, representando um déficit médio de 53,8% entre custo e receita.

    O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereador Thiago Goulart; o secretário-adjunto de Saúde do Estado, Elemar Sand; o secretário Municipal de Saúde, Carlos Casartelli; a vice-presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereadora Jussara Cony; a vereadora Lourdes Sprenger e representações de Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos gaúchos.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/frente-parlamentar-presidida-por-santini-apoia-paralisacao-dos-hospitais/100444206

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)