Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Deputado defende publicação de todas as fases do processo licitatório

O deputado Marlon Santos (PDT) apresentou projeto de lei ( PL 56 2013 ), estabelecendo normas para fragmentação, decomposição e posterior publicação, via Internet, de todas as fases do processo licitatório e das etapas da despesa pública no Rio Grande do Sul relativas a compras públicas regidas pela Lei Federal 8666/93, incluído o pregão. As publicações se estendem a todas as repartições, órgãos da administração direta e indireta, autarquias e poderes de Estado, inclusive prefeituras e câmaras de vereadores.

Para o autor do projeto, o controle da sociedade sobre a gestão da coisa pública é um dos fundamentos básicos da democracia moderna. “O aperfeiçoamento e a consolidação do processo democrático exigem que a sociedade detenha amplas possibilidades de fiscalizar e controlar a eficiência e a eficácia das ações e dos gastos públicos, assim como o acesso às informações que lhe permitam avaliar os resultados sociais alcançados", afirma."Com esta proposição, será possível um controle efetivo sobre os gastos públicos, melhorando o controle e o combate à corrupção”, salienta.

A proposta, conforme o parlamentar, além de facilitar o atendimento aos requisitos legais, deverá resultar em considerável economia para os cofres públicos, em consequência da ampla divulgação de todas as licitações em andamento, estimulando a participação de um maior número de concorrentes, e da divulgação dos resultados dos processos, sujeitando-os à fiscalização da sociedade.

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações44
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/deputado-defende-publicacao-de-todas-as-fases-do-processo-licitatorio/100464033

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)