jusbrasil.com.br
28 de Janeiro de 2021
    Adicione tópicos

    Schuch: Agricultores pedem inclusão de milho transgênico no Troca Troca de Sementes

    A inclusão de sementes transgênicas no Programa Troca Troca de Milho para a safra 2013/2014 é uma das reivindicações do Grito da Terra Brasil 2013. A pauta foi entregue nesta segunda-feira (22) pela direção da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) ao governador Tarso Genro e secretários estaduais. O deputado Heitor Schuch (PSB) também acompanhou o ato, realizado no Palácio Piratini.

    Para o parlamentar, a medida é questão de sobrevivência do programa, uma vez que os agricultores querem plantar a semente geneticamente modificada em função das vantagens em termos de produtividade e retorno financeiro. “Acreditamos que o governo vai se sensibilizar e atender o pleito dos produtores. O milho transgênico, assim como a soja, já é uma realidade na agricultura brasileira”, argumenta Schuch.

    A pauta do GTB, composta por 51 itens, inclui ainda criação de políticas para garantia de renda; crédito rural diferenciado para viabilizar a agroecologia e manter o jovem no campo, além de isenção tributária para insumos agrícolas utilizados na produção da cesta básica pela agricultura familiar; assentamento de duas mil famílias no Estado até 2014; universalização e garantia de assistência técnica diferenciada e de qualidade para a pequena propriedade; pagamento por serviços ambientais prestados pela agricultura familiar, proporcional à área preservada em cada propriedade; e alteração do limite de renda para fins de enquadramento no programa de habitação rural, entre outros pontos.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)