Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ana Affonso destaca mobilizaçãonacional em defesa da Educação Pública

    A presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputada Ana Affonso, destacou, da tribuna na tarde desta terça-feira (23), a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. A atividade é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

    A petista destacou que entre as pautas do movimento está a aprovação imediata do Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados, com destinação de 10% do PIB, além de 100% dos royalties do Pré-Sal, para o setor. “Defendemos que seja retomada no Congresso Federal a discussão sobre a destinação dos recursos oriundos da riqueza nacional brasileira para a qualificação da educação pública”, reforçou a parlamentar. No entendimento da petista, é fundamental valorizar a categoria dos professores, a partir da defesa dos planos de carreira, e pela discussão sobre o piso nacional.

    Avanços do governo Tarso Genro

    Os importantes avanços promovidos pelo governo Tarso na área de educação também foram ressaltados pela deputada. Segundo Ana Affonso, nos últimos dois anos foi ampliado o orçamento da educação em R$ 2 bilhões, determinando a construção das condições para atingir o piso nacional da categoria.

    Ana enfatizou que a meta do piso ainda não foi atingida porque o governo defende a manutenção do atual plano de carreira do magistério.

    Qualificação Profissional

    A deputada saudou a realização de concurso público na rede estadual de ensino e lembrou que até o ano de 2011 um terço dos professores da rede estadual eram contratados. Hoje, já são mais de 5 mil professores nomeados através de mutirão. A petista também comemorou a execução de mais um concurso público com 10 mil vagas para educadores na rede estadual.

    A presidenta da Comissão de Educação também destacou que, nesta segunda-feira (22), participou do lançamento do projeto que distribuirá um tablet por professor do ensino médio, totalizando 22 mil aparelhos para a rede pública.

    Reformas e fim das escolas de lata

    O fim das escolas de lata e as reformas feitas em vários estabelecimento de ensino, bem como a enorme demanda por obras denota, no entendimento da deputada, a coragem que o governo tem para enfrentar o tema. Para Ana Affonso, o governo dialoga com a comunidade escolar e a categoria, construindo, assim, o desenvolvimento do estado.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ana-affonso-destaca-mobilizacaonacional-em-defesa-da-educacao-publica/100474906

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)