Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Härter participa de reunião na Casa Civil

    O deputado Nélson Härter (PMDB) esteve na manhã desta segunda-feira (3) acompanhando os representantes das entidades das empresas mineradoras e de sindicatos de trabalhadores em transportes marítimos e fluviais em audiência com a secretária-adjunta da Casa Civil, Mari Peruzzo, no Palácio Piratini. A pauta tratou sobre os problemas enfrentados pelas categorias e buscar junto do Governo do Estado uma solução emergencial para a interrupção na extração de areia no Rio Jacuí.

    Conforme o deputado, a decisão adotada pela Justiça Federal que determinou a interrupções na extração de areia no rio Jacuí após a Operação Concutare, está ocasionando a escassez do produto para as atividades da construção civil; dos projetos Minha Casa, Minha Vida, do governo Federal; de construção de rodovias e, inclusive, em relação às obras da Copa, além do preço do produto ter dobrado nos últimos dias. “Mas, o mais preocupante ainda é que cerca de 600 trabalhadores podem ser demitidos já nas próximas semanas. Precisamos encontrar uma saída emergencial para que os reflexos desta decisão judicial não cause problemas irreversíveis aos trabalhadores do setor, além do mais, várias empresas estão dentro agindo das regras ambientais, com as licenças atualizadas”, alertou Nélson Härter.

    O deputado aproveitou a oportunidade para convidar a secretaria-adjunta para participar da audiência pública conjunta das comissões de Saúde e Meio Ambiente e Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada na próxima quarta-feira (5) no do Fórum Democrático, no andar térreo da Assembleia e que debaterá o tema.

    Mari Peruzzo ressaltou a importância da iniciativa da Assembleia em realizar a audiência pública para esclarecer a opinião pública e disse que o governo do Estado está tomando todas as iniciativas para encontrar uma solução o mais breve possível ao problema. “Estamos ouvindo vários setores envolvidos. Teremos uma reunião com o novo presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Nilvo Silva, assim como com o secretário da Fazenda, Odir Tonollier, para tomarmos as medidas necessárias em relação ao resultado da Operação Concutare, sobre as diversas questões inclusive de quanto é extraído de areia e quanto é declarado. Também contaremos com a participação da Procuradoria-geral do Estado – PGE, nesta questão”, informou a secretária-adjunta da Casa Civil, acrescentando que fará um relato completo ao titular da Pasta, Carlos Pestana.

    Os representantes das entidades reforçam o pedido para que o Governo encontre uma solução emergencial. “Os trabalhadores estão angustiados com este impasse e com a possibilidade de demissões. Já estão ocorrendo reflexos na construção civil e na construção das estradas. Precisamos que sejam liberadas, por exemplo, a extração de 50% do volume de areia para que não haja paralisação total das atividades. Além do mais, a grande maioria das empresas e dos transportadores trabalha dentro da Lei, são sindicalizados e com as barcas monitoradas por GPS”, ressaltou o presidente do Sindiareia (Sindicato das Indústrias de Extração de Areia do RS), Laércio Thadeu da Silva, acrescentando que estão impedidas as operações de três empresas (Somar, Aroque e Smarja) que respondem por 95% do mercado da Grande Porto Alegre.

    Participaram da reunião na Casa Civil, além do presidente do Sindiareia , o presidente do Sinflumar (Sindicato dos Transportadores Marítimos e Fluvias do RS), Valdez Francisco de Oliveira e seu vice-presidente, Marco Tarouco; Haroldo Britto, da executiva da CTB-RS (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); Lelio Luzardo Falcão, da Força Sindical, o deputado Daniel Bordignon (PT) e o deputado Federal Ronaldo Zulke (PT).

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/harter-participa-de-reuniao-na-casa-civil/100544122

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)