Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tortelli comemora aprovação do projeto que cria Política de Agroecologia

    A Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa aprovou nessa quinta-feira, 6 de junho, o projeto de lei 213/2013, que institui a Política Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica. A proposta, de autoria do deputado Altemir Tortelli (PT), prevê estimular a diversificação da produção agrícola e o consumo de alimentos orgânicos. Com a aprovação, o projeto está apto à inclusão na pauta da sessão plenária, mas não há previsão para a votação.

    Tortelli destaca índices como o que aponta que desde 2008, o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Da mesma forma, o deputado enfatiza a necessidade de fortalecer ações que promovam um novo modelo de desenvolvimento, voltado à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais. “Neste debate, um segmento importante pode dar uma contribuição fundamental à resolução desses problemas. Trata-se da agricultura familiar, setor responsável por cerca de 70% da produção de alimentos que chega à mesa da população brasileira e que historicamente têm adotado sistemas produtivos mais diversificados”, afirma Tortelli.

    Levando em conta essa característica, o projeto visa incentivar mais famílias a optarem por sistemas agroecológicos e orgânicos, através de políticas públicas como a instituída pela proposta. Hoje, já são milhares de unidade produtivas, e dezenas de cooperativas e associações no setor, apoiadas por ONGs, pastorais, entidades de assistência técnica, pesquisa e apoiadores, que ao longo das últimas três décadas se dedicam à produção, organização e assessoria. Para Tortelli, “Precisamos buscar soluções e incentivar práticas sustentáveis e saudáveis, como a produção agroecológica, para atender a crescente demanda dos consumidores por produtos saudáveis”.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tortelli-comemora-aprovacao-do-projeto-que-cria-politica-de-agroecologia/100550951

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)