Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Schuch critica emplacamento de tratores e defende revisão do Código Brasileiro de Trânsito

    Mais de 300 agricultores, lideranças dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e vereadores participaram da audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura, nesta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa, que discutiu a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que obrigada o emplacamento de tratores que circularem em vias públicas. No encontro, proposto pelo deputado Heitor Schuch (PSB), foi entregue ao representante do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Milton Walter Frantz, um documento produzido pela Fetag, e apoiado pela Farsul e pela Fetraf, com as principais reivindicações dos agricultores em relação à disciplina legal referente às máquinas agrícolas.

    Conforme o presidente da Fetag, Elton Weber, a entidade deseja a alteração imediata do CTB, para que esse tipo de veículo receba um tratamento específico e diferenciado em um artigo próprio. “Nós estamos dispostos a colaborar e temos sugestões. Mas das leis e resoluções hoje postas nós discordamos”, afirmou.

    De acordo com Weber, os agricultores não são contrários a exigências de itens de segurança para o maquinário novo que sai de fábrica, mas discordam da necessidade de emplacamento. Da mesma forma, a Fetag não se recusa a discutir a criação de um cadastro nacional de máquinas agrícolas para fins de registro e de estatísticas, contanto que não haja a intenção posterior de criação de impostos, como o IPVA. Solicitam ainda que qualquer categoria de carteira nacional de habilitação (CNH) seja aceita para os condutores de tratores em vias públicas.

    Proponente do debate, o deputado Heitor Schuch reforçou que, antes de se atacarem as Resoluções do Contran, é preciso alterar o próprio CTB, nos seus artigos 105, 115 e 144, que preveem a exigência de itens de segurança obrigatórios e de registro e licenciamento para máquinas agrícolas, além de CNH com categoria C, D ou E para o condutor do maquinário nas vias públicas. “O trator só utiliza a via pública em pequenos trechos e em eventualidades”, defendeu o parlamentar. Também na opinião de Schuch, não há mais espaço para novas taxas e exigências burocráticas que atinjam o agricultor. “A mobilização dos produtores rurais é fundamental nessa queda de braço. Precisamos pressionar e, se preciso for, realizar protestos nas estradas para mostrar nossa inconformidade”.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/schuch-critica-emplacamento-de-tratores-e-defende-revisao-do-codigo-brasileiro-de-transito/100583571

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)