Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Anunciados os curtas selecionados para Mostra Gaúcha do Festival de Cinema de Gramado

A Assembleia Legislativa anunciou, nesta terça-feira (2), os 18 curtas-metragens gaúchos selecionados para o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema, que ocorrerá dentro da programação do 41º Festival de Cinema de Gramado. A lista foi anunciada pelo superintendente de Comunicação Social da Assembleia, Vicente Romano, em coletiva de imprensa promovida pela organização do Festival, na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre. Entre os selecionados, nove são de Porto Alegre, um é uma co-produção entre Porto Alegre e Caxias do Sul, três são de Pelotas, quatro de São Leopoldo e um de Capivari do Sul.

Romano destacou o crescimento do número de inscrições, que passou de 48 no ano passado para 71 este ano. “Nos chamou a atenção o bom número de filmes de municípios do interior”, ressaltou. “Além disso, destaco a qualidade dos filmes e que a maioria deles é de ficção, uma novidade em relação às edições anteriores, que recebiam grande quantidade de documentários”, completou. A seleção, com duração total de quatro horas, foi feita por Romano, pelo vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul, Robledo Milani; e o diretor de fotografia João Batista Frohlisch.

Os filmes selecionados concorrem a prêmios em dinheiro, num total de R$ 30 mil, em 11 categorias: filme, diretor, roteiro, ator, atriz, música, fotografia, montagem, direção de arte, edição de som e produtor. A Mostra será exibida nos dias 10 e 11 de agosto, no Palácio dos Festivais, em Gramado.

Crescimento

Para o diretor de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia Legislativa, Luis Carlos Barbosa, o crescimento significativo das inscrições para o Prêmio tem caráter de fenômeno. “Não temos um dado científico para este crescimento abrupto, mas especulamos sobre alguns elementos baseados na observação”, disse. Para ele, o crescimento é resultado de um grande número de estudantes de Cinema e Comunicação em fase final de curso, que aproveitam para testar seu aprendizado com os curtas-metragens. Além disso, a valorização internacional da própria Mostra, foi outro elemento apontado por Barbosa. “Ano passado, os curtas premiados foram convidados para exibição durante o festival de Havana (Cuba)”, lembrou.

O coordenador da Divisão de Prêmios da ALRS, Flávio Dalbosco de Oliveira, acrescentou o acesso à tecnologia como outro fator determinante para o sucesso do Prêmio. “Hoje, as pessoas tem melhores recursos tecnológicos, câmeras de alta qualidade e com preço viável”, disse. Segundo ele, a tendência é manter o patamar. “Nunca houve redução no número de inscritos. Vamos fazer todo o esforço para que continue este crescimento. Estamos fazendo nosso regulamento em parceria com as entidades de Cinema para tornar a mostra mais acessível ainda”, concluiu.

Edições anteriores

Romano anunciou, ainda, que a TV Assembleia passará a exibir, ainda este mês, os curtas premiados na Mostra Gaúcha de Curtas do Festival de Cinema de Gramado em anos anteriores.

Festival

Nesta terça-feira, foram anunciados, também, os filmes que concorrerão ao kikito nas mostras de Curtas-Metragens Nacionais, Longas-Metragens Nacionais e Longas-Metragens Estrangeiros. O filme de abertura do Festival será Flores Raras, de Bruno Barreto.

Veja a lista dos selecionados:

Armada – Caxias do Sul/Porto Alegre

As memórias do Vovô – Pelotas

Catalogárgula – Pelotas

Codinome Beija-flor - São Leopoldo

Contrato de Amor - Porto Alegre

Ed. - Porto Alegre

Entrevista - Porto Alegre

Férias - Porto Alegre

Kassandra - São Leopoldo

L anime – Pelotas

Logo ali ao Sul - Capivari do Sul

Noticias Tuas - Porto Alegre

O matador de Bagé - São Leopoldo

Os Desconhecidos – São Leopoldo

Os Filmes Estão Vivos - Porto Alegre

Roda Gigante - Porto Alegre

Somos todos ilhas - Porto Alegre

Tomou café e esperou - Porto Alegre

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anunciados-os-curtas-selecionados-para-mostra-gaucha-do-festival-de-cinema-de-gramado/100590022

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)