Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Marisa Formolo homenageia os 100 anos do Hospital Pompéia em Grande Expediente

    A deputada Marisa Formolo (PT) utilizou o período do Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (8) para homenagear os 100 anos de fundação do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, que ocorre no dia 13 de agosto. A instituição é referência em atendimento hospitalar na Serra gaúcha.

    Marisa saudou e agradeceu a presença de parlamentares, autoridades e de modo especial a presidente do Pio Sodalício das Damas da Caridade, mantenedora da instituição, Maria Tereza Spalding Verdi. Ela destacou que a instituição é a única a ter à sua frente, durante 100 anos, as mulheres. "Estamos convictas de que não conseguiremos agradecer e homenagear a todos e a todas como merecem. Pedimos que Nossa Senhora de Pompéia retribua o carinho dedicado pelos profissionais e voluntários do hospital aos pacientes que passaram pela entidade. Às mulheres que hoje atuam no Pio Sodalício, à direção, colaboradores voluntários e amigos do Pompéia, desejamos sucesso no desafio de manter o pioneirismo, a inovação e a solidariedade na área da saúde, priorizando os mais pobres", destacou a parlamentar.

    Prestigiaram o Grande Expediente o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Isidoro Zorzi, o representante da secretaria Estadual da Saúde, Lupicínio Rodrigues, o superintendente da instituição homenageada, Francisco Soares Ferrer, e a secretária da Saúde de Caxias do Sul, Dilma Tessari. Manifestaram-se, em apartes, os deputados Cassiá Carpes (PTB), Marcos Daneluz (PT), Miki Breier (PT), Vinicius Ribeiro (PDT), Elisabete Felice (PSDB), Silvana Covatti (PP) e Maria Helena Sartori (PMDB).

    Medalha da 53ª Legislatura

    No encerramento da solenidade foi feita a entrega de Medalha da 53ª Legislatura à presidente do Pio Sodalício das Damas da Caridade, mantenedora do Hospital Pompéia, Maria Tereza Spalding Verdi e uma placa ao superintendente da instituição hospitalar, Francisco Soares Ferrer.

    Uma história marcante

    Marisa Formolo relembrou fatos marcantes ocorridos no arco de 100 anos de vida da instituição, como o engajamento de um grupo de 26 senhoras para a construção do altar-mor da Paróquia Santa Tereza, hoje a Catedral da cidade. O sucesso das primeiras ações fortaleceu a disposição de seguir em frente, multiplicando a atuação em diferentes atividades comunitárias e no atendimento domiciliar a enfermos e desvalidos, até chegar ao ponto de constituir uma sociedade, surgindo assim, em 12 de agosto de 1913, a Associação Damas de Caridade.

    No dia 7 de abril de 1919, a Associação Damas de Caridade adquire imóveis na avenida Júlio de Castilhos, onde um ano mais tarde, em 24 de junho de 1920, o Hospital Nossa Senhora de Pompéia é solenemente inaugurado. Foi o primeiro hospital da região a atender gratuitamente indigentes e pessoas carentes. Ele nasce com o firme propósito de ajudar o próximo e exercitar o espírito cristão da caridade. Naquele ano, a pedido da diretoria, chegaram ao Hospital na qualidade de infermeiras 3 irmãs de São José: Madre Teodora, que assumiu a administração, Irmã Elizabeth e Genoveva que junto com sua Congregação, passaram a ter um papel decisivo na condução do Hospital Pompéia.

    Marisa relatou que com o crescimento das atividades do Hospital, era inevitável a expansão de suas instalações, pois sempre mais pessoas buscavam os serviços oferecidos pelo hospital e as Damas de Caridade novamente se encontraram diante de um grande desafio. Em 1º de janeiro de 1938, acontecia o lançamento da pedra fundamental do novo prédio. Em 25 de dezembro de 1940, é inaugurada a nova construção, que hoje é o atual bloco central. Naquele mesmo ano o número de irmãs religiosas de São José quadruplicou para 12. Estas religiosas não se poupavam no trabalho exaustivo, dia e noite, como fiéis samaritanas dedicadas no serviço aos pobres e enfermos.

    Religiosas na administração

    Com as Irmãs na administração e as Damas de Caridade, percebia-se que o Hospital havia sido criado para assistir os mais pobres. A força da fé para salvar vidas, os pedidos de socorro a Mãe fizeram as Damas se ocuparem de um espaço de oração e lugar do encontro do sofrimento e da dor com a esperança. Em 8 de maio, dia de Nossa Senhora de Pompéia, no ano de 1948, com a bênção do bispo Diocesano Dom José Barea, é inaugurada a nova capela.

    O crescimento das demandas educacionais da Congregação e a redução do número de jovens se consagrando nas congregações produziu uma necessidade de priorizar as escolas. Com esta perpectiva, em 1969, as Irmãs religiosas da Congregação de São José deixaram a administração do hospital, passando a ter a incursão de leigos na gerência.

    Prova de fidelidade à missão

    A deputada Marisa recordou que no ano de 1985, o Hospital passaria por uma provação, quando todos os hospitais de Caxias do Sul se descredenciaram do Sistema Único de Saúde - SUS, o que sobrecarregou ao máximo o atendimento, chegando a atender mais de 90% da sua capacidade instalada. A situação quase levou a instituição ao colapso financeiro. Graças ao empenho e dedicação das Damas de Caridade com a sociedade de Caxias do Sul, a Obra permaneceu viva e fiel à sua missão. "Fico feliz pois hoje, depois da existência do SUS, do apoio da sociedade e dos Poderes Públicos, não é mais necessário estar acompanhado de policial ou com mandato judicial para ser atendido num hospital. Há porém necessidade de sempre mais: mais pesquisa, mais tecnologia, mais recursos, mais espaço, mais profissionais e sempre muita competência e acolhimento humano", sublinhou Marisa.

    No ano de 1995 a entidade elege Francisco Soares Ferrer para assumir a direção executiva da instituição, permanecendo até os dias de hoje como superintendente-geral do Hospital. Com sua liderança dá-se início ao processo de recuperação financeira e permanente atualização tecnológica do Hospital Pompéia. Em 1997 o hospital obteve a certificação plena de atendimento, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a ação de uma administração eficiente e com a colaboração do poder público, a entidade se recupera e se retoma a liderança hospitalar na Serra Gaúcha.

    Amigos do Pompéia

    Desde sua origem, o Hospital Pompéia manteve uma profunda relação com a comunidade caxiense, contando sempre com o espírito de solidariedade e participação. Assim, em outubro de 2001, nasce o Projeto Amigos do Pompéia. Com o objetivo de obter um salto de qualidade nas instalações e equipamentos do SUS, para melhor atender à população de Caxias do Sul e Região. O projeto conta com o apoio de fornecedores, empresas da cidade, políticos, poder público, dos meios de comunicação e com seu maior promotor, o técnico da seleção brasileira de futebol, Luis Felipe Scolari.

    Marisa ressaltou que através desse projeto já foram arrecadados e aplicados em obras e melhorias do Hospital 4 milhões e 240 mil reais, beneficiando aproximadamente dois milhões de pacientes. Em 2013, quando o Hospital completa 100 anos, o Pompéia renova esse projeto, com o objetivo de garantir as reformas necessárias, como a pintura externa e adequação das unidades às normas da vigilância sanitária e do Ministério da Saúde.

    O Hospital Pompéia foi a primeira instituição de saúde do país a integrar o Projeto Pescar do governo federal que, por meio de franquias, abre espaço para a formação pessoal e profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. No ano de 2004 aconteceu a formatura da primeira turma de jovens integrados ao Projeto através do Hospital.

    Novas conquistas

    Em 2005 o hospital inaugurou sua maior obra desde 1969, o novo Pronto Atendimento. E pelo serviço prestado, conquista, naquele mesmo ano, o Troféu Bronze no Prêmio Qualidade - RS.

    No ano de 2006, o hospital teve o funcionamento do seu Banco de Olhos autorizado pelo Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, além de adquirir novos equipamentos como RX convencional, arco cirúrgico, mamógrafo, dentre outros, tornando-se hospital referência na área de diagnósticos em diversas áreas.

    Em 2007, inaugurou o Instituto do Câncer, com a construção do complexo do INCAN que transformou o Pompéia numa instituição avançada em assistência de alta complexidade em oncologia. Ainda em 2007, a entidade conquista a Acreditação Hospitalar, certificação concedida pelo Instituto Qualisa de Gestão - IQG, de São Paulo, empresa credenciada pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, marca a consolidação da cultura da qualidade que a instituição vem desenvolvendo ao longo dos anos e que garante a excelência nos serviços à comunidade.

    Em 2008, se deu a inauguração do INNEFRO - Instituto de Nefrologia do Hospital Pompéia - sendo duplicada a capacidade de atendimento em hemodiálise. E em outubro de 2009, o Hospital Pompéia reafirmou seu compromisso em formar especialistas, disponibilizando um programa de pós-graduação em residência médica.

    Novos investimentos e modernização

    Sempre acompanhando o crescimento da cidade e atento às necessidade da população, o Hospital Pompéia foi registrando significativos avanços com investimentos em sua estrutura física, relatou Marisa e, em 2010, a instituição fez a reforma e modernização do seu laboratório e do Pronto-Socorro.

    Em 2011, o hospital teve uma das mais novas e modernas aquisições para o Instituto de Diagnósticos: a Ressonância Magnética de 16 canais. É nesse período que entra em funcionamento o PET CT, um exame de altíssima tecnologia e que requer uma equipe multidiscilinar extremamente qualificada e capacitada para a realização de todo o processo de diagnóstico.

    Em 2012, o Hospital inaugurou uma nova Unidade de Terapia Intensiva com dez leitos destinados ao atendimento de pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde e entregou à comunidade a sua nova Unidade de Internação Oncológica, com uma moderna infraestrutura planejada para o conforto e comodidade aos pacientes. Neste mesmo ano também foi inaugurada a enfermaria de cuidados especiais.

    Por último, dá início as operações da Estação de tratamento de efluentes, instalada no subsolo do futuro Centro Clínico, composto por cinco tanques, responsáveis pelo tratamento de cerca de 240 metros cúbicos de esgoto gerados diariamente pela instituição. O sistema atinge índices entre 80% e 95% de remoção de matéria orgânica, evitando impactos no meio ambiente. A iniciativa faz com que o Pompéia se consolide como o único Hospital do Brasil, filantrópico, que possui uma instalação própria com tecnologia e atenção ao SUS.

    "No ano do centenário, o Hospital se consagra como referência em serviços hospitalares na Serra Gaúcha. O Hospital se tornou pioneiro em termos de tecnologia, assistência e atendimento na Serra Gaúcha. Um feito para poucos e que atinge 10 décadas de vida", comemora a parlamentar.

    "Hoje, instalado no coração de Caxias do Sul, o Hospital Pompéia pulsa no ritmo da cidade. Aquela iniciativa de cem anos atrás, do grupo de senhoras Damas de Caridade, mostra cada vez mais sua fundamental importância: o Hospital Pompéia é referência para urgência/emergência e alta complexidade para um milhão de pessoas, atendendo a todas as especialidades", sublinhou Marisa.

    Estrutura

    A deputada informou que a estrutura do Hospital Pompéia conta com 301 leitos, distribuídos em 11 unidades de internação, 3 UTI’s Adulto (29 leitos), 1 UTI Neo-natal (11 leitos) e 1 UTI Pediátrica (4 leitos). Além de 10 salas de cirurgia, centro obstétrico com 2 salas de parto, ambulatório (com 3 consultórios, sala de gesso e sala de procedimentos), pronto-socorro, com sala de urgência/emergência, UTI Intermediária e leitos de observação, e pronto-atendimento, com 3 consultórios, sala de procedimentos ambulatoriais, sala de sutura, gesso e leitos de observação. Marisa lembra que por ser uma obra com caráter filantrópico, o Pompeia destina cerca de 70% dos leitos ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    A parlamentar destacou que o Hospital Pompéia conta hoje 1,3 mil funcionários e 400 médicos que se dedicam integralmente à assistência dos pacientes, sendo responsáveis por 180 mil atendimentos ambulatoriais e 15 mil internações por ano. Além da certificação de Acreditação Hospitalar Plena, concedida pela ONA – Organização Nacional de Acreditação, o Hospital Pompéia também possui a credencial de Hospital de Ensino e Pesquisa, concedida pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação.

    Agradecimento

    Marisa sublinhou que a missão de zelar pela vida, através da assistência hospitalar à comunidade, permanece viva até os dias de hoje. "Para finalizar, em nome do Parlamento Gaúcho, só nos resta agradecer e parabenizar, inicialmente, às senhoras que fizeram e as que fazem parte do Pio Sodalício das Damas de Caridade pela sua perseverança, dedicação e incansável trabalho".

    A deputada também destacou o envolvimento da sociedade de Caxias dio Sul. "Nosso agradecimento à sociedade caxiense, que ao longo desses 100 anos não mediu esforços na colaboração, garantindo as doações necessárias para manter e ampliar cada vez mais o serviço hospitalar".

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações54
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marisa-formolo-homenageia-os-100-anos-do-hospital-pompeia-em-grande-expediente/100642494

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)