Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Edegar Pretto: Homens agressores de mulheres serão monitorados por tornozeleiras eletrônicas

O uso de tornozeleiras eletrônicas fará parte de um projeto piloto no estado para monitorar homens agressores de mulheres. A ação tem objetivo de testar mecanismo para defender mulheres em situação de risco de violência e que têm medidas protetivas da Justiça. A medida protetiva atende artigos da lei Maria da Penha para afastar o agressor e proibir o contato e aproximação com a mulher vítima.

Em reunião da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o coordenador do programa de monitoramento eletrônico da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Cezar Eduardo Moreira, informou ao deputado Edegar Pretto (PT) que o projeto é desenvolvido numa parceria entre Tribunal de Justiça, Susepe e Secretaria de Segurança Pública.

A proposta é disponibilizar gratuitamente ao Estado 50 tornozeleiras para um programa de monitoramento de 24 horas, da mesma forma ao usado para monitorar apenados do regime semiaberto que integram o sistema de vigilância por meio de tornozeleiras eletrônicas. “O agressor usa o dispositivo, e a mulher vítima também carrega um dispositivo móvel. Quando há aproximação do agressor o equipamento emite um alerta para a mulher e central de monitoramento, que aciona a Brigada Militar”, adianta Edegar Pretto, que é coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres da Assembleia Legislativa gaúcha.

Um estudo apontará as regras e critérios que poderão ser usados, já que os agressores não são presos sob tutela da Susepe, e só poderão usar tornozeleiras a partir de definições conjuntas com o Judiciário. “Mesmo com os avanços, a lei precisa se concretizar de fato na vida das mulheres. No primeiro semestre deste ano 55 mulheres perderam a vida, vítimas de violência doméstica. Um dado assustador, pois na maioria dos casos o agressor é o próprio marido ou o namorado”, salienta Edegar Pretto.

No Brasil, o uso de tornozeleiras eletrônicas para monitorar agressores já é usado em 329 homens no estado de Minas Gerais.

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/edegar-pretto-homens-agressores-de-mulheres-serao-monitorados-por-tornozeleiras-eletronicas/100647490

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)