Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cinco acordeons executam música clássica

    O Quinteto Persch prepara um show de comemoração de dez anos do grupo nesta quarta-feira (20), a partir das 18h30min, no Sarau do Solar. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa, apresentará o quinteto de acordeons que interpreta músicas eruditas com um dos instrumentos mais populares do Brasil. A entrada é franca.

    Há quem diga que compositores como Bach, Vivaldi, Mozart, Rossini, Khatchaturian, Cláudio Santoro, Villa-Lobos, Piazzolla, entre outros, aplicavam talentos divinos em seus trabalhos. Para muitos, prestigiar uma orquestra tocando estes grandes mestres da música clássica é uma oportunidade magnífica. Agora, ver essas composições executadas em cinco acordeons é uma experiência raríssima e que o Sarau no Solar vai oferecer gratuitamente.

    O Quinteto Persch completa dez anos de estrada, sendo um dos poucos conjuntos brasileiros a desenvolver um projeto musical com cinco acordeons. A formação musical segue a linha das câmaras orquestrais, tendo primeira, segunda, terceira e quarta vozes, além do baixo. Entre os títulos a serem apresentados no Sarau, a plateia irá assistir o tema O Inverno, das Quatro Estações de Vivaldi. Obras de Bach, Mozart e Villa-Lobos também fazem parte do repertório.

    Origem do Quinteto

    Tudo começou em Montenegro com o professor de música Adriano Persch. Entre seus alunos de acordeon, alguns se destacavam pela persistência e talento ao instrumento. Neste trabalho, surgiu a ideia da formação de um grupo para tocar músicas eruditas e instrumentais, de acordo com algumas experiências de conjuntos da Alemanha e Estados Unidos.

    Foi então que os alunos André Machado, Luciano Rhoden, Daniel Castilhos e Fernando dos Santos uniram-se ao professor, e há dez anos percorrem diversos estados do país apresentando uma das formas mais irreverentes de execução das obras clássicas. O nome surgiu em homenagem ao professor, Adriano Persch, líder do Quinteto. Os músicos são os mesmos desde a origem.

    CD

    Está programado para dois meses o lançamento do primeiro CD do conjunto. O trabalho registra as grandes composições eruditas que o Quarteto vem executando ao longo da carreira. A gravação teve apoio cultural da Petrobras. Para saber mais sobre o Quinteto Persch, acesse www.quintetopersch.com

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações212
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cinco-acordeons-executam-musica-classica/1065474

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)