Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A importância de emancipar

    Infelizmente, o projeto que regulariza criação de novos municípios, engavetado no Congresso há quase vinte anos e que tramita no Senado, se prosperar, não vai ajudar em nada às mais de 47 localidades que desejam emancipar-se de seus municípios de origem. Uma das exigências da legislação não poderá ser preenchida por estabelecer a necessidade de mais de 12 mil habitantes nos novos municípios. Aliás, este pré-requisito contemplaria poucos municípios emancipados nos últimos anos no Rio Grande do Sul, pois 90% deles tem menos 10 mil habitantes. A emancipação é fator decisivo para alicerçar desenvolvimento econômico e social. São inúmeros distritos, bairros e vilas que aguardam ansiosamente a hora de serem cidades, muitos deles localizados em centros políticos distantes da sede e nem sempre atendidos pelas administrações. Acompanho de perto a busca de emancipações e, na Assembleia Legislativa, tramitam quase 50 pedidos. Dentre eles, estão alguns de minha região como Arcoverde, de Carlos Barbosa e Barão; Vila Cristina, de Caxias do Sul; e Santa Terezinha, de Bom Princípio. Represadas e jogadas em um vazio legal desde 1996, quando uma emenda à Constituição retirou dos Estados a prerrogativa de legislar sobre o tema, as emancipações ganham atenção devido à quantidade de distritos que almejam autonomia.

    Representante do Vale do Caí na Assembleia Legislativa, acompanho de perto o desenvolvimento de dezenas de progressistas municípios que adquiriram independência política e administrativa nas últimas levas emancipacionistas. A emancipação culminou em progresso e desenvolvimento social, melhorando consideravelmente a vida de seus habitantes em itens como saúde, educação, moradia, lazer e até mesmo segurança pública. A maior parte dos postulantes a novos municípios quer progredir, queixa-se de descaso na sua origem; de ausência de retorno para a atividade econômica; grande extensão territorial do município sede e aumento da população sem melhorar as condições.

    Sou emancipacionista, pois a vida está no município. É ali que ela se desenvolve cercados de nossa família e de nossos amigos, somos felizes ou não.

    Lembro ainda que o Estado não está no ranking de desenvolvimento no país por acaso: a descentralização política administrativa ajudou, e muito, para isto acontecer. Com a mudança da lei emancipacionista, permitindo que os parlamentos estaduais decidam, promoveremos novas e grandes transformações nas comunidades e no Estado.

    *Deputado estadual

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações766
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-importancia-de-emancipar/112021921

    Informações relacionadas

    Layon Nícolas Dias Pereira, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Diferenciação entre Município e Cidade

    Bruna Angélica, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Fundamentos da Administração Pública e os Benefícios da Boa Administração

    OAB - Seccional Bahia
    Notíciashá 15 anos

    A criação de municípios e a jurisprudência do STF

    Fátima Burégio, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Chico Buarque: A história da intolerância política que tão de perto nos rodeia

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 14 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 2381 RS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)