Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Logística e competitividade estiveram na pauta da Comissão de Economia em 2013

Temas como a ferrovia Norte-Sul, a aviação civil regional, o carvão mineral e a extração de areia foram algumas das pautas da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável em 2013. O órgão técnico, presidido pelo deputado Daniel Bordignon (PT), realizou no período 39 reuniões ordinárias, 30 audiências públicas e três seminários.

Do total de audiências públicas, 10 trataram da implementação da Ferrovia Norte-Sul no Estado. Os debates foram realizados em Porto Alegre, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Cruz Alta, Caxias do Sul, Venâncio Aires, Uruguaiana, Erechim e Rio Grande, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias. Outra pauta que motivou várias audiências foi a aviação civil regional. Uma subcomissão criada sobre o tema promoveu seis encontros ao longo do segundo semestre – em Caxias do Sul, Passo Fundo, Estrela, Rio Grande, Santa Rosa e Santo Ângelo.

“O grande problema de competitividade dos produtos da nossa economia é basicamente logística e transporte”, diz Bordignon. Segundo o parlamentar, 500 mil caminhões chegam ao porto de Rio Grande todos os anos, o que, segundo ele, gera consequências graves para a malha rodoviária. “Isso aumenta o custo dos nossos produtos”, afirma, “seja nos mercados regionais, seja em nível internacional, porque toda a produção agrícola, concentrada no Norte do Estado, precisa descer quatrocentos, quinhentos, seiscentos quilômetros de caminhão até Rio Grande, para depois subir mais quase mil quilômetros para chegar aos principais mercados do país”.

Além do problema de transporte e logística, foram discutidos em audiências públicas os seguintes temas: a inclusão da água mineral na cesta básica, a hidrovia Brasil-Uruguai, a prospecção da Bacia Pelotas por parte da Petrobras, políticas de desenvolvimento da cadeia produtiva da erva-mate no Estado, o Dia Mundial da Alimentação e o impacto de um polo de inovação na diversificação econômica do Paranhana.

Já os seminários promovidos pelo órgão técnico abordaram o desenvolvimento da Região Carbonífera, os dois anos da LC 140, a gestão e o licenciamento ambiental e o empreendedorismo multiétnico.

Composição

Além de Bordignon, são titulares da Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável os deputados Raul Carrion (PCdoB) - vice-presidente -, Miriam Marroni (PT), Stela Farias (PT), Alexandre Postal e Nelson Härter (PMDB), Gerson Burmann (PDT), Mano Changes (PP), Lucas Redecker (PSDB), Aloísio Classmann (PTB), Marcelo Moraes (PTB) e Paulo Odone (PPS).

São suplentes os deputados Ana Affonso (PT), Jeferson Fernandes (PT), Raul Pont (PT), Álvaro Boessio (PMDB), Gilberto Capoani (PMDB), Vinícius Ribeiro (PDT), João Fischer (PP), Adilson Troca (PSDB), José Sperotto e Ronaldo Santini (PTB).

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/logistica-e-competitividade-estiveram-na-pauta-da-comissao-de-economia-em-2013/112301428

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)