Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia promove fórum sobre administração tributária no dia 22

    Na próxima quarta-feira (22), será realizado no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa o “Fórum - Estruturação da Administração Tributária Municipal e o Incremento das Receitas Próprias”. O evento reunirá prefeitos, vereadores, secretários de fazenda e finanças, fiscais da receita, procuradores municipais, agentes do controle interno e contadores de todo o Estado. A palestra de abertura será do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pedro Westphalen (PP).

    A promoção é da Assembleia Legislativa, por meio do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, e o palestrante do evento será o professor, economista e advogado (UFRGS) Luiz Fernando Rodriguez Junior.

    O evento inicia-se às 9 horas, com o credenciamento. Depois, segue com cursos divididos em três módulos, todos apresentados pelo professor Luiz Fernando.

    Programação

    09h - Credenciamento

    09h30min - Palestra Presidente Pedro Westphalen

    10h - Curso Parte I

    12h - Almoço

    13h - Curso - Parte II

    15h20min - Intervalo para café

    15h40min - Curso - Parte III

    17h – Encerramento

    Data: 22 de janeiro de 2014

    Local: Teatro Dante Barone – ALRS

    Organização: Assembleia Legislativa e Fórum Democrático

    Temas a serem desenvolvidos:

    1) O alcance da fiscalização das renúncias de receitas tributárias, em face da recente edição da Resolução-TCE nº 987/2013

    2) A Lei de Responsabilidade Fiscal e o Código Tributário Nacional como balizadores dos procedimentos e ações de execução vinculada pela Administração Tributária municipal e Administração Fazendária municipal. (CF/88 – incisos XVIII e XXII do art. 37 c/c art. 74).

    3) A Receita própria e as atividades ao encargo do Controle Interno. (Resolução-TCE nº 936/2012 – inciso I do art. 4º)

    4) O exame da ocorrência de decadência ou prescrição em matéria tributária, a consequente extinção do crédito tributário, e as competências da Advocacia Geral do Município em matéria tributária.

    5) A fiscalização municipal da tributação incidente sobre a prestação de serviços (ISS): tratamento dado aos principais itens de arrecadação constantes da LC 116/2003 – Bancos, Cartórios, Construção Civil, Leasing, Cartões de Crédito (EC nº 60/2011), CRVA’s, Royalties, etc.

    6) A atualização da Legislação Tributária municipal – consolidação anual ou codificação. A aplicação da LC nº 131/2009 em matéria tributária.

    *Com informações de Laís Escher

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-promove-forum-sobre-administracao-tributaria-no-dia-22/112330888

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)