Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    “Voltamos à estaca zero”, diz Schuch a respeito do emplacamento de veículos agrícolas

    O deputado Heitor Schuch (PSB) criticou o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de lei do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) que previa o fim do licenciamento e do emplacamento obrigatórios para veículos agrícolas. “Voltamos à estaca zero”, desabafou Schuch que, com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Câmaras de Vereadores e demais entidades representantes de produtores rurais liderou uma frente no Estado contra essa exigência.

    Graças a esse movimento, após uma grande audiência pública realizada em junho do ano passado, na Assembleia Legislativa, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou a Resolução 447/2013 prorrogando até 31 de dezembro de 2014 o prazo para entrada em vigor da norma. “Tínhamos esperança de que o projeto de lei poderia resolver essa situação. Agora é retomar a mobilização com força total contra essa exigência absurda. Por enquanto, a resolução nos ampara, depois não sabemos como ficará”, alerta.

    Para Schuch, fica claro que é necessário ir mais longe e alterar o próprio CTB, nos seus artigos 105, 115 e 144, que preveem a exigência de itens de segurança obrigatórios e de registro e licenciamento para máquinas agrícolas, além de CNH com categoria C, D ou E para o condutor do maquinário nas vias públicas. “O trator só utiliza a via pública em pequenos trechos e em eventualidades”, defendeu o parlamentar. Também na opinião de Schuch, não há mais espaço para novas taxas e exigências burocráticas que atinjam o agricultor. “A mobilização dos produtores rurais é fundamental nessa queda de braço. Precisamos pressionar e, se preciso for, realizar protestos nas estradas para mostrar nossa inconformidade”.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/voltamos-a-estaca-zero-diz-schuch-a-respeito-do-emplacamento-de-veiculos-agricolas/119366315

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)