Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fernando Ferrari - Patrono dos trabalhadores rurais

    PL de autoria de Marquinho Lang aprovado nesta terça-feira

    Os deputados estaduais na Sessão Plenária desta terça-feira, dia 23, aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei º 131 /2008, de autoria do deputado Marquinho Lang (Democratas) que declara Patrono dos Trabalhadores Rurais no Estado do Rio Grande do Sul o Economista, bacharel em Direito, deputado constituinte estadual e deputado federal Fernando Ferrari.

    Antes da Sessão, o deputado Marquinho recebeu em seu gabinete o coordenador da Fundação Fernando Ferrari, Professor Emiliano Limberger, apoiando esta proposição.

    Na tribuna, Lang encaminhou seu projeto destacando que Fernando Ferrari foi deputado constituinte na Assembleia Legislativa em 1947. Depois, foi deputado federal. Faleceu no dia 25 de maio de 1963. "Mais do que ser um defensor dos trabalhadores rurais, fez com que, no Congresso Nacional, fosse aprovado o Estatuto do Trabalhador Rural, poucas vezes lembrado por esta Casa, poucas vezes lembrado no País. Rebelde, foi praticamente expulso do seu partido, o PTB, criando um novo partido. Concorreu a vice-presidente da República em 1959, contra João Goulart. Naquela época, ele foi o mais votado no Rio Grande do Sul, fazendo quase o dobro de votos de João Goulart", destaca o parlamentar.

    Marquinho destacou que Fernando Ferrari foi eleito deputado federal em 1958 com quase 148 mil votos, o que daria hoje em percentuais mais de 1 milhão de votos no Estado do Rio Grande do Sul. Agradeceu aos relatores deste projeto, deputado Giovani Cherini (PDT) na Comissão de Constituição e Justiça e deputado Frederico Antunes (PP) na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia.

    O democrata ressaltou que o deputado Fernando Ferrari dizia que o trabalhador rural era escravo da terra. Comparava-o a um escravo por não ter benefícios, por não ser em momento algum valorizado. "Sua luta fez com que em 25 de maio de 1971, dia em que completava oito anos de sua morte, depois de implementado o Estatuto do Trabalhador Rural, em 1965, fosse instituído o Pró-Rural, conhecido como Funrural. Esse programa trouxe benefícios aos trabalhadores rurais, benefícios muito pequenos, evidentemente, em relação ao que faz o trabalhador rural ao nosso País. Graças a sua luta conseguiu implementar benefícios que dão condições ao trabalhador rural de ter pelo menos um salário mínimo de aposentadoria. Muitos gastam esse valor em medicamentos, pelas dificuldades que tiveram durante sua vinda. Se não fosse Fernando Ferrari, talvez não tivéssemos nem isso", afirma Marquinho.

    O deputado Marquinho conclamou aos seus colegas deputados a votarem favorável ao PL 131 /2008"para que possamos fazer essa pequena homenagem a um homem que merecia muito mais do que o título de patrono dos trabalhadores rurais do nosso Estado. Parabéns a todos que acreditaram na luta do trabalhador rural. Quem dera Fernando Ferrari estivesse neste momento aqui. O próprio Erico Verissimo, no prefácio do seu livro, Escravos da Terra, colocou Fernando Ferrari como um íntegro político, um político intocável e como alguém que, de forma nenhuma, tivesse alguma indicação ou outra questão qualquer. Certamente, Fernando Ferrari, se estivesse vivo hoje, se decepcionaria ou ficaria envergonhado com alguns poucos políticos. Talvez, com ele, essa crise política pudesse ser melhor enfrentada neste momento. Dessa forma, queria pedir o voto favorável ao projeto de lei nº 131/2008", finalizou o deputado Marquinho Lang.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações487
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fernando-ferrari-patrono-dos-trabalhadores-rurais/1444753

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)