Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aberta a primeira Semana da Consciência Negra

    Semana da Consciência Negra da ALRS tem diversas atividades programadas Foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (16) a 1ª Semana da Consciência Negra. O evento aconteceu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, às 20 horas. Representando o presidente da Assembleia, Giovani Cherini (PDT), participou da solenidade o deputado Raul Carrion (PCdoB).

    Ele lembrou que o “dia da consciência negra nasceu aqui”, pois quem propôs a data foi o poeta Oliveira Silveira, do Grupo Palmares, de Porto Alegre. Antes, o movimento negro comemorava o 13 de maio, mas ele tinha uma conotação de concessão, de benesse do governo aos negros, apesar de ter sido conquistado após muitos anos de resistência. O 20 de novembro, por outro lado, é uma alusão ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, que é símbolo da luta pela liberdade. Em 2003, a data foi oficializada pelo presidente Lula como o dia da Consciência Negra.

    Carrion lembrou que há um projeto de lei de sua autoria tramitando na Comissão de Constituição e Justiça que declara o 20 de novembro feriado no Rio Grande do Sul, a exemplo do que já acontece em 750 municípios brasileiros.

    Além de homenagear os 315 anos da morte de Zumbi, a 1ª Semana que acontece na Assembleia homenageia João Cândido, o Almirante Negro, pelos 100 anos da Revolta da Chibata. O parlamentar convidou todos os presentes para a sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (17), e frisou a importância de que essas comemorações continuem acontecendo.

    “Nesta semana paramos para comemorar e para refletir”, declarou Franquilina Marques Cardoso, que coordena a 1ª Semana da Consciência Negra. As comemorações acontecerão através das mais diversas formas de expressão cultural. A reflexão também acontece por que, apesar de todos os avanços já conquistados, ainda existem poucos negros em cargos de destaque nas empresas, nas universidades ou na política. O mercado de trabalho exclui os trabalhadores negros. “Mas, a exemplo de João Cândido e de Zumbi, nós também temos a nossa resistência. Os sacrifícios realizados não foram em vão. Trazemos em nosso coração o sonho da liberdade e da igualdade”, sustentou.

    Destacou que o momento também era de saudar a iniciativa do parlamento gaúcho de realizar a Semana. “Essa é uma conquista. O Rio Grande do Sul dá passos largos em direção à democracia social e racial”, concluiu.

    Também participaram da abertura João Cândido Neto, representando a família de João Cândido, Selenir Gonçalves, representante do senador Paulo Paim, Márcia Pinheiro, em nome do deputado Alceu Moreira (PMDB), autor da Resolução que estabeleceu a realização da Semana, Vera Anita Silva da Conceição, coordenadora da 26ª Semana da Consciência Negra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, e Luiz Carlos Barbosa, diretor do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da Assembleia.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aberta-a-primeira-semana-da-consciencia-negra/2469425

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)