Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cherini e integrantes da Ocergs tratam sobre evento que destaca cooperativismo gaúcho

    Cherini também apresentou balanço de sua gestão à Ocergs O chefe do Legislativo gaúcho, Giovani Cherini (PDT), participou de encontro nesta quinta-feira (13), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, na Capital, para tratar sobre o evento “Cooperativismo: o sucesso da cooperação”, a ser realizado no próximo dia 26, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O assunto foi discutido com o presidente da entidade, Vergilio Perius, o vice-presidente, Irno Pretto, e membros do Conselho Deliberativo, além do diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Roberto Rech.

    A iniciativa foi proposta pelo parlamentar e será promovida em conjunto com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, das 9 às 14 horas. Na ocasião, serão entregues 42 certificados Destaque do Cooperativismo Gaúcho a universidades, cooperativas e Frentes Parlamentares de Apoio ao Cooperativismo (Freencoops). “É uma forma de valorizar as instituições que trazem resultados positivos para a sociedade e de multiplicar os bons exemplos”, ressaltou Cherini. Também haverá degustação de produtos das cooperativas gaúchas e o descerramento da placa do programa da Gestão da ALRS em 2010.

    O parlamentar apresentou aos integrantes do sistema Ocergs-Sescoop/RS um balanço da sua gestão na Presidência, sob o lema Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças. Entre os resultados obtidos, Cherini citou medidas administrativas que buscaram modernizar a Casa, dando mais segurança na aplicação dos recursos públicos. Falou sobre a formalização de convênio com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), com vistas à execução do projeto Modernizando a Gestão da Assembleia Legislativa (MGA), que possibilitou significativa redução de despesas. “Até novembro, a economia foi de R$ 2,7 milhões, a partir da otimização de despesas”, revelou Cherini.

    Outras prioridades da gestão 2010, conforme o parlamentar, foram o estreitamento das relações institucionais com os demais Poderes, com vistas à discussão de temas de relevância para o desenvolvimento do Estado; a integração com funcionários, comissões permanentes da Casa e o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional; e o espírito de cooperação na negociação de matérias polêmicas, como os planos de carreira e reposições salariais dos servidores públicos.

    Em defesa das cooperativas

    O presidente da ALRS lembrou, ainda, que em 2010 foram promovidas várias reuniões para debater a questão do endividamento das cooperativas agropecuárias. “Discutimos com representantes do setor cooperativo, das secretarias de Estado da Fazenda e de Relações Institucionais, e da Casa Civil a necessidade do ajuste das contas, diante das dificuldades enfrentadas pelo setor”, disse o deputado.

    De acordo com Cherini, apesar de o Programa de Refinanciamento de Débitos de ICMS, o Ajustar-RS, não contemplar o prazo reivindicado pelas cooperativas para o pagamento dos débitos, a redução na cobrança de juros de dívidas tributárias foi considerada um alento. O presidente acrescentou que uma das vitórias obtidas junto ao Executivo foi a suspensão dos leilões de bens por 90 dias.

    Cherini frisou que ao assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, no dia 1º de fevereiro, dará seguimento ao trabalho que vem desenvolvendo em prol do Estado. “Tenho consciência da responsabilidade de minhas ações no sentido de continuar atuando na defesa do cooperativismo, do setor primário, da saúde e da educação”, afirmou. Os integrantes do sistema Ocergs-Sescoop/RS apresentarão sugestões para o mandato federal, relacionadas à Política Nacional de Cooperativismo.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cherini-e-integrantes-da-ocergs-tratam-sobre-evento-que-destaca-cooperativismo-gaucho/2532953

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)