Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Líder do governo, Miriam Marroni apresenta síntese de projetos do Executivo

    No primeiro período do Grande Expediente da 53ª Legislatura, durante a sessão plenária desta quinta-feira (3), a deputada Miriam Marroni (PT) fez uma apresentação dos principais planos do mandato e das expectativas que possui como líder do governo Tarso Genro na Assembleia Legislativa. Eleita com 45.450 votos, natural de Pelotas e representante da Região Sul do estado, Miriam retorna à Casa pela segunda vez, depois de haver ocupado uma vaga no Parlamento gaúcho como suplente, entre os anos de 2004 e 2006. “É com emoção que volto a essa Casa e a essa tribuna. É com muito alegria que reassumo o novo mandato”, disse.

    Enquanto líder do governo, a parlamentar garantiu que sua postura frente às bancadas de oposição será baseada no respeito e na disposição para o diálogo. “Com a oposição queremos estabelecer um diálogo fraterno e respeitoso, não de apenas ouvir, mas de respeitar e incorporar as suas opiniões”, afirmou. Segundo Miriam, os oito anos do governo Lula deram ao partido a experiência necessária para agir com maturidade política no trato com a divergência. “Fico muito feliz de, aos 54 anos, estar vivendo esse momento político, inaugurando uma nova relação com a oposição”, comemorou.

    Como primeiro ato desse novo relacionamento, Miriam Marroni fez um resumo dos principais projetos que integram o pacote a ser encaminhado pelo governo nos próximos dias. “São projetos de gestão. O pacote nada mais é do que o programa eleito”, disse. Conforme a deputada, alguns deles poderão vir com regime de urgência. “É uma necessidade para acelerar programas e ações de gestão pública, sem os quais a máquina não andará”, explicou.

    Fazem parte do pacote do Executivo, conforme a parlamentar, projetos que dizem respeito à política estadual de combate à pobreza, à preferência para micro e pequenas empresas em compras governamentais, à implantação de casas de solidariedade para atender pacientes do SUS, a sistemas de políticas contra as drogas e de proteção a testemunhas, à modernização e alteração do IRGA, da Fundergs e da Agergs, à criação de uma Agência de Desenvolvimento Integrado e de um sistema de controle público, ética e transparência. As proposições também devem tratar de temas polêmicos como novas regras para o Fundopem e para o Simples Gaúcho, além do auxílio financeiro a ex-governadores.

    Apartes

    Em apartes, os deputados Adroaldo Loureiro (PDT), Marisa Formolo (PT), Giovani Feltes (PMDB), Frederico Antunes (PP), Jorge Pozzobom (PSDB) e Raul Carrion (PCdoB) saudaram o pronunciamento de Miriam Marroni. Parlamentares como Feltes e Antunes solicitaram à oradora do Grande Expediente que negocie com o Executivo de modo a evitar que os projetos a serem enviados pelo governo tramitem em regime de urgência. Já Pozzobom destacou o fato das comissões da Casa ainda não estarem instaladas, o que impede a análise de qualquer projeto num tempo exíguo.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lider-do-governo-miriam-marroni-apresenta-sintese-de-projetos-do-executivo/2553512

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)