Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Carrion participa de seminário da CTB RS

    Carrion lançou desafios a sindicalistas Iniciou na tarde de ontem (07) o Seminário de Planejamento Estratégico Situacional da Direção Estadual e Coordenadores das Regionais da CTB do Rio Grande do Sul, com uma exposição sobre conjuntura, feita pelos deputados estaduais Raul Carrion (PCdoB), que discorreu sobre a eleição da presidenta Dilma e os atuais desafios da classe trabalhadora no país, e Heitor Schuch (PSB), que falou sobre a situação do Rio Grande do Sul diante do novo governo.

    Carrion iniciou sua fala sublinhando que, pela terceira vez consecutiva e na contramão mundial, que ainda conta com o neoliberalismo em ascensão, a esquerda obteve uma histórica vitória. Entretanto, fez questão de lembrar que trata-se de um outro momento e com uma presidente com características diferentes do seu antecessor.

    Carrion chamou a atenção dos sindicalistas para os sinais preocupantes que aparecem já no início deste novo governo e para a necessidade de uma luta ampla, que ultrapasse os limites sindicais, por mudanças estruturais no país. Segundo ele, há um processo de desindustrialização em curso no país que vem de muitos anos e que não estacionou durante os anos em que a esquerda está no governo. Além disso, o deputado comunista alertou para a política de câmbio e juros, como sendo outro tema de inquietação para os trabalhadores brasileiros.

    “Não somos oposição a este governo. Por isso, precisamos pressioná-lo para frente, para o avanço”, destacou Raul Carrion. E emendou: “A discussão do salário mínimo é um elemento. As questões sindicais precisam ser levadas pelos sindicalistas junto com a macro política, pois as transformações estruturais é que permitirão o progresso das questões dos trabalhadores”. E exemplificou falando que a luta pela redução da jornada de trabalho mexe com a lógica do sistema de exploração capitalista.

    Relativamente ao aumento do salário mínimo, Carrion classificou como infeliz a crítica do ex-presidente Lula às Centrais Sindicais, pois segundo ele, diversos setores foram privilegiados nos momentos de crise com isenção de impostos, injeção de investimentos, etc. “Não podemos aceitar que só os trabalhadores não sejam valorizados e que paguem a conta”, instigou Carrion.

    O Deputado Schuch, que também é membro da direção nacional da CTB, colocou as diversas demandas em debate no Rio Grande e que passam pela Assembleia Legislativa do Estado, com ênfase para a luta por uma política permanente de retomada e valorização do Piso Salarial Regional, que foi esfacelado pela Governadora Yeda.

    Durante a terça-feira os sindicalistas gaúchos seguem construindo seu planejamento, com a metodologia de Carlos Matus sendo aplicada pela professora Liliana Lima e por Augusto Petta do Centro de Estudos Sindicais, levantando importantes questões para o avanço da luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Sul.

    *Com informações de Sônia Corrêa/CTB-RS

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/carrion-participa-de-seminario-da-ctb-rs/2558329

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)