Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Homenagens marcam 10 anos da morte de Carrion Júnior

    Neste 23 de fevereiro (quarta-feira), completam-se 10 anos da prematura morte do ex-deputado Carrion Jr. O irmão, deputado e líder do PCdoB, Raul Carrion, juntamente com a família organiza uma série de homenagens para marcar a data. No dia 25, às 10h30min, haverá o descerramento da placa de denominação do trevo Carrion Jr, que dá acesso ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

    Francisco Machado Carrion Júnior graduou-se em Economia pela UFRGS em 1967, doutorou-se pela Universidade de Paris, França, em 1970, feita sob a orientação do geógrafo Milton Santos. Por meio de concurso público, tornou-se professor titular da UFRGS. Paralelamente à atividade acadêmica, desenvolveu larga experiência como consultor de empresas.

    Atuou desde jovem no movimento estudantil e, já professor da UFRGS, foi convidado pelo deputado João Carlos Gastal, presidente da ALERS na ocasião, passou a atuar como assessor parlamentar. Candidatou-se pela primeira vez em 1982. Reelegeu-se quatro anos depois (deputado estadual constituinte), quando foi escolhido 1º vice-presidente da Casa. Em 1991, assume como deputado federal. Também foi secretário da Administração e do Planejamento do Governo do RS e secretário de Finanças de Encruzilhada do Sul e Triunfo.

    Carrion Jr morreu em 23 de fevereiro de 2001, aos 56 anos, em um acidente de avião, que também vitimou sua esposa e filha, deixando um extenso legado político e diversificada produção bibliográfica na área da economia.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações599
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/homenagens-marcam-10-anos-da-morte-de-carrion-junior/2575743

    Informações relacionadas

    Villaverde destaca legado de Carrion Jr. durante homenagem ao ex-deputado

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)