Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Instalação do Conselho político debate temas essenciais do mandato de Nelsinho Metalúrgico

    A instalação do conselho político do deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), no sábado, 12, foi marcada pelo debate de temas considerados essenciais para o parlamentar neste primeiro mandato. Regularização fundiária, desenvolvimento social, trabalho e segurança dominaram as discussões pela manhã. À tarde foi dedicada a atos político culminando com a diplomação de conselheiros oriundos de diferentes regiões do Estado e homenagem às mulheres presentes, pela semana internacional da mulher.

    Entre os participantes estava o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, o presidente do PT no município, Rubens Pazin, e o vereador Almiro Gehrat, o Cebola. Palestraram os secretários canoenses de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto, do Desenvolvimeto Social, Márcia Falcão, e da Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, além do Assessor Especial do Governo do Estado, Milton Viário. Marcaram presença também o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o vereador de Nova Santa Rita, Zé Rosales, e a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Canoas, Maria Aparecida Flores. Durante a plenária, realizada na Unilasalle, os conselheiros foram cadastrados no software do Conselho Democrático Virtual, que servirá como uma ferramenta de interligação entre eles e o gabinete de Nelsinho..

    Espaço para reflexão e ações imediatas

    O deputado Nelsinho metalúrgico destacou que a função do conselho político será o de unir questões ideológicas com a experiência política, servindo como um facilitador do mandato, focando sua atuação na AL. "Vamos avaliar as necessidades das comunidades do Vale do Sinos, bem como de todas as regiões representadas por este conselho para a construção de um mundo melhor agora." Outro papel a ser desempenhado pelo conselho é o de acabar com preconceitos. "Este é um mandato que se opõe a qualquer tipo de discriminação, seja política, ideológica, de gênero ou econômica", ressaltou Nelsinho.

    Um mandato de todos

    O prefeito Jairo Jorge defendeu a iniciativa da criação do primeiro conselho político da AL como sendo o caminho para transformar o mandato de um em um mandato de todos. "Nós somos o mandato, construimos esta inovação que hoje chega à Assembleia", pontuou.

    Políticas públicas voltadas para a cidadania

    Na manhã de sábado, 12, a primeira a falar foi a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto. Na oportunidade, ela destacou a regularização fundiária, cidade sustentável, direito a moradia, integração metropolitana das políticas públicas e dos planos de mobilidade urbana. Em seguida, a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Falcão, salientou as políticas para a erradicação da miséria e pobreza, pontos chaves da política do governo federal. Ela defendeu que as prefeituras precisam estar mais preparadas e atentas aos recursos oferecidos para as ações assistenciais. "Os municípios não conseguem executar os investimentos continuados que o governo federal vem executando."

    O Assessor Especial do Governo do Estado, Milton Viário, frisou que o conselho político é um estimulador das políticas para a construção da dignidade do trabalhador e uma atitude corajosa do deputado. "É preciso interagir com o governo para valorizar a luta social." Por último, o secretário da Segurança Pública e Cidadania, Eduardo Pazinato, abordou o direito à segurança e de como a implantação do conselho poderá auxiliar neste trabalho. "Direito a segurança e segurança como direito para a construção diária de cidadania”.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações176
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instalacao-do-conselho-politico-debate-temas-essenciais-do-mandato-de-nelsinho-metalurgico/2602778

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)