Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Edegar Pretto comemora pauta única dos movimentos sociais sobre endividamento

Com o objetivo de fortalecer a luta dos trabalhadores do campo, os três principais movimentos de pequenos agricultores formaram uma pauta única de reivindicações para enfrentar o endividamento. O deputado Edegar Pretto (PT) participou da reunião em que representantes de Via Campesina, Fetag e Fetraf-Sul entregaram o documento com a descrição da proposta a deputados estaduais e federais e senadores ligados à questão agrária. “Estamos muito alegres pela capacidade dos nossos dirigentes de construir uma pauta única. Essa foi uma solicitação do nosso governador Tarso Genro pra que ele pudesse também ser nosso parceiro nessa luta”, comemorou Edegar Pretto. Para ele, esse é um momento histórico, de fortalecimento dos movimentos do campo para avançar em políticas que beneficiem o setor. A agricultura familiar é responsável pela produção de 70% de todo alimento consumido no Brasil.

O documento pede que todas as pendências de contratos agrícolas com o governo federal sejam reunidas em uma única cobrança, facilitando sua execução. A partir daí, seria feita a repactuação do saldo devedor e 15 anos para a quitação das dívidas, com dois anos de carência e a remissão de até R$ 12 mil por família. A proposta inclui ainda 30% de bônus para quem pagar em dia a parcela anual, juro zero e a individualização das dívidas contraídas em grupo ou com aval solidário.

A repactuação da dívida não inviabilizaria, segundo a proposta, a contratação de novos financiamentos. São beneficiados todos os agricultores que fizeram a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), junto à Secretaria de Agricultura Familiar do MDA, utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas.

  • Publicações65591
  • Seguidores32
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações44
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/edegar-pretto-comemora-pauta-unica-dos-movimentos-sociais-sobre-endividamento/2668018

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)