Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Villaverde recebe esgrimistas com deficiência e fala sobre projetos do AL Inclusiva

    Esgrimistas querem participar da Copa do Mundo de Esgrima Adaptada O presidente da ALRS, deputado Adão Villaverde (PT), recebeu na manhã desta quarta-feira (6), o presidente da Associação dos Servidores da Área de Segurança Portadores de Deficiência (Asasepode), Guacir Delanno Bueno, e membros da entidade em audiência na sala de reuniões da presidência do Legislativo. No encontro com o grupo, que esteve acompanhado do deputado Carlos Gomes (PRB), foi apresentado a Villaverde projeto para a aquisição de equipamentos para a prática de esgrima. Com o material, os atletas com deficiência esperam participar, em Londres, em 2012, da Copa do Mundo de Esgrima Adaptada. A Asasepode tem, entre seus associados, cerca de 10 atletas que praticam tal modalidade esportiva. Com provas individuais ou por equipes, a modalidade destina-se a pessoas com deficiência física motora, em cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina. A cadeira é fixada ao solo, por meio de uma armação especial, que ao mesmo tempo posiciona o atleta num certo ângulo e distância. A partida tem três períodos de três minutos - ou até um dos adversários completar 15 pontos e pode ser disputada nas categorias: florete, espada (masculina e feminina) e sabre (masculina).

    O grupo também conversou sobre o evento realizado pela manhã na ALRS, com continuidade na parte da tarde, o seminário Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência em Reabilitação/Habilitação. Villaverde falou sobre as as ações do Assembleia Inclusiva, programa que, entre outros pontos, veicula programetes com dicas que convivência e informações sobre as pessoas com deficiência na TV Assembleia; dropes de inclusão na Rádio da Assembleia, com informações sobre os direitos das pessoas com deficiência e ações de sensibilização já realizadas com funcionários, como a distribuição da cartilha com dicas de convivência, experimentação de cadeira de rodas e vendagem dos olhos.

    O presidente do Legislativo gaúcho adiantou algumas ações que estão sendo formatadas, como a construção do Portal Assembleia Inclusiva, site que vai reunir todas as informações sobre o programa Assembleia Inclusiva e que tem previsão de lançamento no final de julho. Todo o site será acessível, pois foi programado para que as pessoas com deficiências sensoriais possam navegar.

    Já incluído no calendário da Assembleia, no dia 27 de julho (das 8h30 às 12h15 e das 14h às 18h, no Teatro Dante Barone) acontecerá o seminário “mídia e deficiência: qual o papel da comunicação no processo de inclusão?” Pela primeira vez, jornalistas que atuam nos grandes veículos, coordenadores dos cursos de jornalismo, entidades representativas das pessoas com deficiência vão sentar juntos com um único objetivo: acelerar o processo de inclusão.

    Estarão presentes representantes da Record, Band, RBS TV e TVE, da Fabico, Famecos, Ulbra e Unisinos, da ARI, Sindicato dos Jornalistas do RS e agência Inclusive de notícias sobre direitos humanos, além de dois particpantes que vêm de São Paulo: Romeu Kazumi Sassaki, principal consultor em inclusão do Brasil, e o jornalista Jairo Marques, cadeirante que é chefe de reportagem da Agência Folha e colunista do caderno Cotidiano da Folha de São Paulo.

    Em agosto acontece, entre os dias 20 e 28, a primeira edição da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pela ALRS com as entidades representativas das pessoas com deficiência. Serão realizadas uma passeata do Movimento Superação, demonstração de paradesporto na esplanada do Legislativo e um desfile de moda inclusiva, entre outras ações.

    Retorno do evento

    Após o seminário, os organizadores também estiveram no gabinete do presidente para conversar sobre políticas de acessibilidade e sobre os projetos da Casa para o segmento. Juliana Carvalho, funcionária da ALRS e uma das organizadoras do projeto AL Inclusiva; Valter Castilhos, do Centro de Reabilitação/Habilitação e André Nunes (Andrézinho), líder comunitário do Cefer 2, estavam muito satisfeitos com a condução do evento nesta manhã.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações70
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/villaverde-recebe-esgrimistas-com-deficiencia-e-fala-sobre-projetos-do-al-inclusiva/2765624

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)