Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Giovani Feltes: Pacote fiscal deve dar atenção especial à indústria de exportação

    Líder do PMDB quer medidas para socorrer indústrias de exportação ParaGiovaniFeltes, é preciso estancar prejuízos dos setores que depedem do mercadoexterno

    O deputado Giovani Feltes, líder da bancada do PMDB, espera que o pacote fiscal a ser apresentado pelo governo do estado no próximo mês inclua uma atenção especial com os principais setores da indústria de exportação. Feltes vê como urgente promover mudanças nos critérios do programa Integrar/RS e ampliar os incentivos já previstos pelo Fundopem "para os segmentos que sofrem fortes retrações no mercado externo por conta da política cambial e dos custos de produção". Ele cita a situação da cadeia coureiro-calçadista que teve queda de 30% nas exportações de sapatos, provocando mais de dois mil empregos perdidos apenas no primeiro semestre deste ano.

    Na avaliação do deputado, o Integrar/RS precisaria contemplar tanto os parâmetros de desenvolvimento econômico e social de cada município, que é o critério empregado atualmente, como também os reflexos positivos das exportações para a economia gaúcha. "São as áreas que, via de regra, mais geram empregos e renda para as diferentes regiões", acrescentou o líder do PMDB. O Integrar/RS oportuniza descontos nas parcelas de ICMS que podem chegar a até 75% do valor devido pelas empresas beneficiadas no Fundopem. Feltes observou quem, além dos problemas na área calçadista, a indústria de máquinas e implementos agrícolas e do setor moveleiro sofrem as mesmas conseqüências "de um conjunto de fatores que acaba expulsando nossas fábricas".

    Além dos reflexos da sobrevalorização do real em relação ao dólar e dos custos por conta das carências do país em termos de logística de transportes, Feltes afirma que a classe empresarial viu frustrada a expectativa que tinha em termos de desoneração da folha salarial. A medida ficará de fora do plano de incentivo ao setor produtivo que a presidente Dilma Rousseff (PT) promete também para o mês de agosto.

    Por outro lado, o deputado destaca como positiva a nova visão que o governador Tarso Genro (PT) apresenta em relação à política para a atração de novos investimentos. O pacote fiscal que o governo deverá encaminhar prevê a criação do PSI (Programa de Sustentação do Investimento). "Tenha o nome que tiver, trata-se de incentivo fiscal, trata-se de guerra fiscal. O que antes era taxado de prática neoliberal. agora virou política de governo do PT", ressaltou o líder peemedebista.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/giovani-feltes-pacote-fiscal-deve-dar-atencao-especial-a-industria-de-exportacao/2780243

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)