Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Evento alertou jornalistas sobre papel da mídia no processo de inclusão de pessoas com deficiência

    Manual de redação com capítulo sobre mídia inclusiva foi entregue aos jornalistas participantes O seminário "Mídia e Deficiência - Qual o papel da comunicação no processo de inclusão?", realizado nessa quarta-feira (27) no Parlamento gaúcho teve saldo positivo. “A meta traçada foi alcançada: provocar os jornalistas que atuam nos veículos e também os professores dos cursos de comunicação para a temática, para atuarem com mais responsabilidade e somarem no sentido de acelerarmos o processo de inclusão”, afirmou a coordenadora do projeto Assembleia Inclusiva, Juliana Carvalho, responsável pela organização do seminário.

    Um dos destaques foi a apresentação do manual de redação desenvolvido neste ano pela Superintendência de Comunicação Social e Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, no qual consta um capítulo com informações específicas sobre mídia inclusiva. A iniciativa foi elogiada pelos jornalistas. Segundo a coordenadora do evento, mais de 200 exemplares foram distribuídos para os participantes do evento e para profissionais da Record, da RBS e da Unisinos. O gerente de jornalismo da Record, Givanildo Menezes, por exemplo, recebeu 70 manuais para distribuir entre a sua equipe. “Esperamos que os jornalistas utilizem esse recurso nas redações, para evitar erros”, completou Juliana.

    Seminário

    O seminário Mídia e Deficiência integra o programa Assembleia Inclusiva e foi promovido pelo grupo de trabalho da Assembleia Legislativa que debate o tema da inclusão, formado por servidores da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da Superintendência de Comunicação Social, do Departamento de Gestão de Pessoas e do Fórum Democrático.

    Em quatro paineis realizados durante o dia todo, o evento reuniu especialistas em mídia inclusiva, profissionais que atuam em grandes veículos nacionais e estaduais e professores de cursos de comunicação. Estiveram entre os participantes das mesas de debate o cadeirante e chefe de reportagem da Agência Folha, Jairo Marques, além de profissionais da Bandeirantes, da Record, da RBS, da TVE e das universidades Unisinos, PUC/Famecos, Ulbra e da UFRGS/Fabico, entre outros convidados.

    Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

    Entre os dias 20 e 28 de agosto, o programa Assembleia Inclusiva, em parceria com a Faders e a Prefeitura de Porto Alegre, irá promover a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Entre as atividades, está prevista a realização de um seminário sobre autismo, uma passeata do Movimento SuperAção no Parque da Redenção, um workshop de dança integrada, uma demonstração de paradesporto e um desfile de moda inclusiva, entre outras ações.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações36
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/evento-alertou-jornalistas-sobre-papel-da-midia-no-processo-de-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia/2787687

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)