Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lindemeyer presta homenagem aos 25 anos da Estação Ecológica do Taim

    No Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (4), o deputado Alexandre Lindemeyer (PT) homenageou os 25 anos da Estação Ecológica do Taim, localizada na Região Sul do estado, compreendendo parte dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande, entre a Lagoa Mirim e o Oceano Atlântico, na fronteira com o Uruguai. “É o Taim o maior complexo lagunar da América do Sul, de grande importância ambiental e socioeconômica, abrigando um tesouro imenso e um paraíso ecológico ainda desconhecido da maioria do povo brasileiro e, principalmente, do próprio povo gaúcho que não conhece aquela região”, disse.

    Estação Ecológica do Taim

    Conforme o parlamentar, desde meados dos anos 1970, pesquisadores e gestores públicos iniciaram um movimento para a preservação da área onde hoje está situada a unidade de conservação. Em 1975, foi definido o local para a construção do prédio da Estação Ecológica do Taim, efetivado com a ação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mas foi somente mais tarde, em 21 de julho de 1986, que a Estação Ecológica do Taim foi criada oficialmente, com cerca de 11 mil hectares de extensão.

    Lindemeyer salientou que a criação da unidade de conservação se deu pela relevante importância ambiental da região. “Um dos principais motivos que levaram à criação da Estação foi o fato de esta área ser um dos locais por onde passam várias espécies de aves migratórios, pois sua posição geográfica meridional facilita acolher espécies oriundas do Alasca e também da Patagônia, além de migrações regionais e locais, em especial de aves. A variedade de ambientes gera reflexos na variedade florística e principalmente faunística. Sua importância internacional é cada vez maior, sendo área núcleo da Reserva da Biosfera - Unesco e Área de Interesse Internacional para Aves”, disse.

    Visitação e pesquisas

    O parlamentar registrou que a visitação pública para lazer não é permitida na área. Entretanto, a Estação Ecológica do Taim tem valor especial para os estudos ecológicos. No local, são estimuladas atividades de educação ambiental. A sede da reserva possui um laboratório e um pequeno museu que pode ser visitado, com agendamento prévio e acompanhamento de pessoal especializado.

    Riscos à preservação

    De acordo com o orador do Grande Expediente, apesar de ser uma reserva ecológica, o Taim enfrenta problemas para manter a preservação das espécies que lá habitam. Trazem perigo para a área uma estrada que corta o local, ações de agricultura e pecuária, o florescimento de variedades exóticas como o pinus e a caça de espécies protegidas. “A responsabilidade de preservação do meio ambiente é de todos nós. Desenvolvimento econômico, sim, com sustentabilidade , registrou.

    Participações e homenagem

    Associaram-se em apartes os deputados Raul Pont (PT), Edson Brum (PMDB) e Mano Changes (PP). Acompanharam o Grande Expediente representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, da Prefeitura de Rio Grande e da Fepam, entre outros.

    O arquiteto Enio Verçoza, que trabalhou junto à localidade do Taim por ocasião da construção do prédio da Estação Ecológica, foi homenageado com uma Medalha da 53ª Legislatura.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lindemeyer-presta-homenagem-aos-25-anos-da-estacao-ecologica-do-taim/2794110

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)