Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Debate Política de Atenção à Saúde da Mulher, da Gestante e da Criança lança Rede Cegonha no RS

    Com um debate aberto à população sobre Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Gestante e da Criança ocorre nesta sexta-feira (26), às 14 horas, no Plenário da Assembleia Legislativa, o lançamento oficial da Rede Cegonha, como parte do Programa Destinos e Ações para o Rio Grande. O debate será coordenado pelo presidente da ALRS, deputado Adão Villaverde (PT), e terá a participação do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvècio Magalhães, e do secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni. O evento é uma realização do Parlamento gaúcho, em parceira com a Câmara Federal, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do RS e do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional.

    O Ministério da Saúde instituiu a Rede Cegonha com o objetivo de garantir atendimento adequado às gestantes e crianças de até dois anos, com uma previsão de investimentos de R$ 9 bilhões para todo o país. No estado, o programa faz parte da Política de Redes de Atenção Integral à Saúde, que no Rio Grande do Sul é chamada de Redes Chimarrão, incluindo a Rede de Urgência e Emergência, Rede de Atenção a Dependentes em Álcool e Drogas e, no futuro, a Rede de Atenção às Doenças Não transmissíveis como Diabetes e Hipertensão. O início deve ocorrer na região macrometropolitana, que inclui 88 municípios que somam quatro milhões de habitantes.

    Rede Cegonha

    A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, composta por um conjunto de medidas para garantir a todas as brasileiras, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado, seguro e humanizado desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

    Trata-se de Rede de cuidados que assegura:

    - Às mulheres: o direito ao planejamento reprodutivo, a atenção humanizada à gravidez, parto, e puerpério;

    - Às crianças: direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

    OBJETIVOS:

    1) Novo modelo de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança;

    2) Rede de atenção que garanta acesso, acolhimento e resolutividade;

    3) Redução da mortalidade materna e neonatal.

    * Com informações da Secretaria Estadual da Saúde RS

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/debate-politica-de-atencao-a-saude-da-mulher-da-gestante-e-da-crianca-lanca-rede-cegonha-no-rs/2816931

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)