Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto quer incluir em notas fiscais demonstrativo dos tributos pagos pelo consumidor

    Fischer defende transparência na exposição dos impostos pagos em transações comerciais Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 282/2011, do deputado João Fischer (PP), que tem por objetivo tornar obrigatória a demonstração, na nota fiscal, dos tributos que foram pagos pelo consumidor ao adquirir um produto ou serviço no Rio Grande do Sul. Constam na lista dos tributos que deverão ser demonstrados o ICMS, o ISS, o IPI, o IOF e impostos de renda de qualquer natureza. No caso de produtos importados, deverão estar incluídos os valores referentes ao imposto de importacao.

    “Atualmente, um dos maiores anseios da população diz respeito à redução dessas cobranças, mas enquanto isso não ocorre, seria fundamental expor ao consumidor, de maneira transparente, quantos e quais impostos vem pagando nas transações comerciais ou mesmo nas contas de consumo pagas todos os meses”, explica o parlamentar, na justificativa à proposição.

    Carga tributária

    De acordo com Fisher, baseado em dados da Associação do Comércio de São Paulo, em 2010, os brasileiros trabalharam 148 dias para pagar tributos. O país está entre os que mais pagam impostos no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e da França. “Este projeto traz ao cidadão uma ferramenta que o auxiliará a fiscalizar e exigir serviços públicos de melhor qualidade, porque será possível, por meio da transparência, investigar os ganhos e gastos do poder público”, disse Fischer.

    Clique aqui e confira a íntegra do projeto .

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-quer-incluir-em-notas-fiscais-demonstrativo-dos-tributos-pagos-pelo-consumidor/2865205

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)