Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Desenvolver o Brasil para enfrentar a crise é tema de pronunciamento de Raul Carrion

    No Grande Expediente desta quinta-feira (3), o deputado Raul Carrion (PCdoB) abordou o tema "Desenvolver o Brasil para enfrentar a crise". O parlamentar fez considerações sobre a crise internacional que está afetando países europeus e explicou de que forma países emergentes como o Brasil podem utilizar esse período histórico como oportunidade para crescer. “Hoje a principal tarefa das forças progressivas e populares e, especialmente da esquerda, é impulsionar o governo a liderar o novo pacto político para realizar avanços estruturais que o país necessita e garantir um novo projeto de desenvolvimento nacional, soberano, com distribuição de renda e geração de empregos”.

    Crise

    Carrion lembrou que a atual crise do capitalismo globalizado teve início em 2007, nos Estados Unidos. Segundo o parlamentar, a economia norte-americana apenas não ruiu devido a ações governamentais tais como o corte de investimentos sociais, a guerra cambial contra as demais economias, a emissão de dólares sem lastro, entre outras. Atualmente, de acordo com ele, assistimos a uma segunda fase aguda da crise, que atinge países periféricos da economia europeia, como Grécia e Espanha.

    Conforme defende Carrion, a hipertrofia do capital financeiro é uma das causas de tantos problemas. Há, na opinião do deputado, total falta de correspondência entre a riqueza real - aquela investida em atividades produtivas, a única que gera riqueza - e a virtual, representada por ações e papeis negociáveis. “A riqueza virtual hoje é dez vezes maior que a real na economia mundial”, disse.

    Oportunidades

    Para o parlamentar, da mesma forma como Getúlio Vargas usou o crash de 1929 para estabelecer as bases de crescimento do país e como Lula enfrentou a primeira fase da crise atual, a presidenta Dilma deve aproveitar as oportunidades criadas para abrir caminhos a um novo projeto de desenvolvimento nacional. “É preciso romper com o pacto tácito entre Estado e círculos financeiros, estabelecido em 1994 por ocasião do Plano Real, que garante aos banqueiros juros estratosféricos. O novo pacto tem como protagonistas os trabalhadores e o setor produtivo do empresariado nacional, alterando a política macroeconômica do Brasil”, disse.

    Participações

    Manifestaram-se em apartes os deputados João Fischer (PP), Heitor Schuch (PSB), Gerson Burmann (PDT), Cassiá Carpes (PTB) e Raul Pont (PT).

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desenvolver-o-brasil-para-enfrentar-a-crise-e-tema-de-pronunciamento-de-raul-carrion/2910971

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)