Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Edegar Pretto: MST cobra do governo federal agilidade no processo de reforma agrária


    Dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) do Rio Grande do Sul se reuniram na tarde desta terça-feira (2) com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, em Candiota, na região da Campanha, para tratar sobre a reforma agrária no Estado. O encontro aconteceu na sede da cooperativa de sementes orgânicas Bionatur, localizada no Assentamento Roça Nova, com a presença de assentados, acampados, lideranças e autoridades regionais.

    Durante o encontro, Patrus Ananias usou o boné do MST e ouviu a cobrança do Movimento para o governo federal agilizar a desapropriação de novas áreas para assentar as 2,3 mil famílias que vivem em acampamentos no RS.“Conforme levantamento do MST, existem cerca de 300 fazendas hipotecadas no Brasil. São estas áreas que precisam ser garantidas para a Reforma Agrária”, disse o deputado estadual Edegar Pretto (PT), que participou do encontro com o ministro.

    Os assentados também apresentaram demandas na área de infraestrutura. De acordo com os Sem Terra, cerca de 80% dos assentamentos da região da Campanha não tem água potável ou de boa qualidade para o consumo humano, além de sofrer com problemas nas estradas, que dificultam o escoamento da produção, sobretudo a leiteira, e o transporte escolar.

    Os dirigentes do MST ainda cobraram apoio do governo federal para ampliar experiências agroecológicas que já são realizadas nos assentamentos e pediram a implementação de novos cursos via Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no estado.
    “Queremos continuar e manter nossos filhos no campo, mas para isso não basta ter terra para produzirmos alimentos saudáveis. Nós também precisamos de moradia, educação, centros comunitários e condições para continuar a nossa luta”, afirmou Vicente Willes, da direção estadual do MST.

    Após ouvir os assentados e receber a pauta de reivindicações, Patrus Ananias falou sobre a relação franca e de diálogo que o MDA procura manter com os movimentos sociais, admitiu que a Reforma Agrária está aquém do planejado em 2015 e prometeu “dar uma atenção especial” este ano à situação das famílias Sem Terra.

    Para o dirigente nacional do MST pelo RS, Ildo Pereira, é importante que o ministro faça esse reconhecimento dos problemas da reforma rgrária. “A avaliação do Movimento é que precisamos, acima de tudo, que haja disposição do governo federal para novos assentamentos, e se for preciso travaremos lutas mais radicais para que de fato ocorra este avanço”, declarou.

    Patrus Ananias finalizou dizendo que fazer reforma agrária e pagar preço de mercado por terra improdutiva para assentar as famílias não é tarefa fácil. “Mas se queremos investir na agricultura familiar temos que superar isso de forma serena e madura e assentar as famílias em condições dignas”, concluiu.

    Bionatur
    Antes da reunião, os assentados apresentaram ao ministro a estrutura da Bionatur que, além de atuar no estado gaúcho, também está presente em Minas Gerais (MG). Segundo o coordenador Alcemar Inhaia, a meta até 2018 é expandir a experiência agroecológica para Santa Catarina e Paraná, e aumentar para 8 toneladas a produção de sementes – atualmente, são produzidas 4 toneladas. No RS, 150 famílias das regiões Sul, Campanha e Missões estão envolvidas nos trabalhos da cooperativa. Já em Minas Gerais, são cerca de 40 famílias.


    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações67
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/edegar-pretto-mst-cobra-do-governo-federal-agilidade-no-processo-de-reforma-agraria/302893088

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)