jusbrasil.com.br
3 de Abril de 2020
    Adicione tópicos

    Fórum Democrático e SINDJORS promovem debate sobre fake news no dia 27

    O Fórum Democrático da Assembleia Legislativa e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promovem no dia 27 de setembro o debate “Fake News: A antiética na Informação”. O evento integra as comemorações dos 75 anos do SINDJORS, criado no dia 23 de setembro de 1942 por jornalistas, escritores e intelectuais que atuavam em jornais, revistas e editoras, inicialmente, para defender os interesses da categoria, mas logo se consolidando como uma das principais instituições gaúchas que atuam na defesa da democracia, cidadania e direitos humanos.

    A atividade, que acontece às 18h no Plenarinho, reúne na mesma mesa o jornalista Alexandre Elmi, a deputada Manuela d Ávila (PCdoB), o consultor em Direitos Humanos Marcos Rolim, a coordenadora da Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Vera Daisy Barcellos, e o presidente do SINDJORS, Milton Simas, para analisar a proliferação de notícias falsas que parecem ser verdadeiras. Também estão previstas a realização de um Grande Expediente na sessão plenária do Parlamento gaúcho dia 26 de setembro em alusão ao aniversário da entidade e uma exposição de fotojornalismo na sala JB Scalco do Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968), de 25 a 29 de setembro.

    Jornada Além das atividades realizadas em conjunto com a Assembleia Legislativa, o sindicato promove a 2ª Jornada Jornalística Literária que acontece nos dias 21 e 22 de setembro, no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, sempre às 18h30. O primeiro painel, Jornalistas na Literatura, tem como palestrantes Alexandre Lucchese, Renato Dornelles e Paulo Mendes. Jornalismo Esportivo é o tema do segundo debate, que reúne Cláudia Coutinho, Jones Lopes e Léo Gerchmann.

    Também será realizada uma feira do livro na sede do sindicato (Rua dos Andradas, 1270, 13º andar), de 18 a 29 de setembro, onde serão disponibilizadas obras sobre o Jornalismo com descontos de 20% para o público em geral e de 50% para profissionais da área sindicalizados e estudantes.

    Papel Social O Sindicato dos Jornalistas desempenha uma série de atividades junto às universidades e à sociedade em geral, contribuindo na discussão dos principais temas nacionais e regionais. Realiza publicações como o jornal Versão dos Jornalistas e o boletim eletrônico, que servem como canal permanente de contato com seus associados e a sociedade. Também conta com página na Internet, com mais de 55 mil visitas mensais, e redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Trabalha com grupos que atuam em diferentes áreas, tais como Gênero e Diversidade, Aposentados, Afro-brasileiros, Imagem e Assessoria de Comunicação. Também tem representação junto às entidades nacionais Fenaj, Conselho Nacional de Comunicação e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)