Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Prêmio de Responsabilidade Social 2017 é entregue na Assembleia Legislativa RS

    Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (30), no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, foi entregue o Prêmio Responsabilidade Social 2017. Parlamentares, autoridades e agraciados participaram da entrega de distinções para organizações que investem na cultura da responsabilidade social no RS.

    Instituído pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no ano 2000, por meio da Lei 11.440, o Prêmio de Responsabilidade Social distingue ações de organizações públicas e privadas que atuam pelo bem estar social e preservação do meio ambiente. A premiação distribui o Troféu Responsabilidade Social, Troféu Tema Norteador – Destaque RS, Medalha de Responsabilidade Social e Diploma Mérito Social.

    A Comissão Mista do PRS concluiu a avaliação das organizações públicas e privadas e definiu os vencedores da edição de 2017 do Prêmio de Responsabilidade Social. A lista completa dos vencedores (com certificados, medalhas e troféus) nas cinco categorias do certame pode ser consultada no link http://www2.al.rs.gov.br/premios/.

    O deputado Maurício Dziedricki (PTB), representando o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Edegar Pretto, saudou a presença de todos e destacou que o Prêmio de Responsabilidade Social é uma das maiores distinções do Parlamento gaúcho, que objetiva premiar e incentivar ações voltadas à promoção do bem estar e à preservação do meio ambiente. “A responsabilidade social é uma prática voluntária, e não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos, não se confundindo com filantropia ou assistência social”, sublinhou o parlamentar ao recordar as origens do termo e sua importância para a sociedade.

    O Coordenador da Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social de 2017, e representante da Federasul, Marcelo Gazen, saudou a todos e agradeceu aos que trabalharam para tornar possível o momento de reconhecimento público a todos aqueles que contribuem efetivamente para o bem estar social e a preservação do meio ambiente.

    Vencedores do PRS 2017Foram agraciados com Troféu de Responsabilidade Social e Medalha de responsabilidade Social, por categoria, as seguintes organizações:

    Instituição de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e ProfissionalTroféu para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai
    Medalha para a Sociedade Escolar de Santa Cruz – Mantenedora do Colégio Mauá

    Instituição de Ensino SuperiorTroféu para a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Fidene
    Medalha para a Fundação Universidade de Passo Fundo

    MunicípiosTroféu para o Município de Três passos

    Entidades GovernamentaisTroféu para a Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan
    Medalha para o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

    Sociedades CooperativasTroféus para a Cotripal - Agropecuária Cooperativa
    Troféu para a Unimed Cooperativa de Serviços de Saúde dos Vales do Taquari e Rio Pardo Ltda
    Medalha para a Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento – Sicredi Pioneira RS
    Medalha para a Unimed Nordeste – RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda
    Medalha para a Unimed RS – Federação das Cooperativas Médicas do RS



    Entidades Sem Fins Econômicos – até 250 mil reaisTroféu para o Rotary Club de Lajeado Engenho
    Medalha para a Fundação de Apoio ao Egresso do Sistema Penitenciário - FAESP

    Entidades Sem Fins Econômicos – acima de 250 mil reaisTroféu para a Fundação La Salle
    Medalha para a Associação Atlética Banco do Brasil
    Medalha para o Instituto do Câncer Infantil
    Medalha para o Instituto Vitória
    Medalha para o Instituto Servos da Divina Providência – Abrigo João Paulo II
    Medalha para o Lar da Criança Henrique Liebich
    Fundação Semear





    Micro e Pequenas EmpresasTroféu para Lenz Bergesch Contabilidade
    Medalha para o Escritório Benincá Ltda

    Médias EmpresasTroféu para a Bebidas Fruki
    Medalha para a empresa Sogil – Sociedade de Ônibus Gigante Ltda

    Grandes EmpresasTroféu para a empresa CVI Refrigerantes
    Medalha para a Tecon Rio Grande S/A

    Fundação La Salle vence o Tema Norteador 2017 - Troféu Destaque RSFoi agraciada com o Troféu Destaque RS, por ter sido a vencedora do Tema Norteador de 2017, “Equidade de Gênero”, a Fundação La Salle, com o projeto Casa da Cidadania. Desde o ano de 2013, a Fundação La Salle executa projetos sociais voltados para a temática dos direitos humanos, relações de gênero e segurança pública. O precursor dessa trajetória foi o Projeto Mulheres da Paz, que capacitou lideranças comunitárias para atuarem como promotoras dos direitos das mulheres nas comunidades Guajuviras e Mathias Velho em Canoas, até o ano de 2015. A partir da consolidação deste trabalho e em parceria com a Prefeitura Municipal, em 2016 a Fundação La Salle continuou a atuação nesta temática a partir de um novo modelo de trabalho, intitulado Projeto Casa da Cidadania. O projeto Casa da Cidadania integrou o Sistema Municipal de Prevenção de Violências e teve como eixo central o trabalho de mobilização comunitária, conduzido e coordenado pelas Mulheres da Paz - um grupo de mulheres atuantes no bairro - que a partir de 2016 foram contratadas pela Fundação La Salle, para realizarem diversas ações voltadas, principalmente, ao empoderamento das mulheres e o enfrentamento às violências de gênero. Estas mulheres, na função de Agentes de Ação Social, com maior autonomia, reconhecimento e condições socioeconômicas, atuaram de forma intersetorial nos bairros Guajuviras e Mathias Velho em Canoas/RS.

    Foram classificadas para o tema Norteador de 2017 as seguintes organizações: Associação de Amparo à Maternidade e Infância; Associação Pró- Ensino em Santa Cruz do Sul, Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Ass. Alto Uruguai –Sicredi, Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste RS – Fidene, Fundação La Salle, Fundação Universidade de Passo Fundo, Instituto Vitória, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Unimed Erechim – Cooperativa de Serviços de Saúde Ltda e Universidade Feevale.

    Todas as empresas participantes do PRS 2017, e que atingiram a pontuação mínima exigida pelo edital também foram certificadas. Também receberam o Diploma de Mérito Social os responsáveis pelo relatório Social da organização certificada, bem como o profissional da contabilidade responsável pelo seu Balanço Social.

    Comissão MistaAlém da Assembleia Legislativa, a Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social é formada por representantes da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC/RS), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (FEDERASUL), Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Federação das Indústrias do RS (FIERGS), Federação do Comércio de Bens e de Serviços (FECOMÉRCIO), Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB), Organização Parceiros Voluntários (OPV), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Social do Comércio (SESC) e Sindicato e Organização das Cooperativas RS (OCERGS/SESCOOP).

    Apresentação musicalA solenidade de entrega do Prêmio de Responsabilidade Social 2016 contou com a apresentação musical do Coral Ulbrati, da Universidade Luterana do Brasil.

    PresençasParticiparam da solenidade de entrega da 18ª edição do Prêmio de Responsabilidade Social o prefeito de Três Passos, José Carlos Anziliero Amaral, o diretor do Departamento de Cultura da Assembleia legislativa, Luiz Carlos Barbosa da Silva, a coordenadora da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Neuza Silva Soares, os integrantes da Comissão Mista do PRS, Katiane Roxo, Luiz Klipert, Simone Imperatore, Ubiracy Barbosa Camargo Ávila, Verdi Faccini, Liane Nanci Rotta, Susana Raquel Malinski, Luiz Antônio Rebouças dos Santos e Elizete Lopes, o presidente da Ocergs/Sescoop, Vergílio Periuz, Fernado José Dalmolin, Marília de Moraes, José Alfredo Nahas, Luiz Fernando Pagliarini, Angelo Off, Angelita Cadorná, Michele Nunes Dávila, Rogério da Silva, Cláudia de Cristo, Sérgio Ricardo Moisés, Alcides Mandelli Stumpf, Alessandra Sonda, João Alcione S. Figueiredo, Kátia Maria Nering, Maristela Capacchi, Marcos Vinicios de Almeida, Luiz Correia Noronha, Marcos André Regis, Márcio port, Magali Moritz, Rosângela Beckendorf, Tânia Scoleder, irmão José Kolling, Lauro Quadros, Adilson Rodrigues, Lauri Carlesso, Helena Tomé, José Inácio Lenz, Aline E. Bagatini, Tamires Conceição e Otomar Vontobel.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações53
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/premio-de-responsabilidade-social-2017-e-entregue-na-assembleia-legislativa-rs/526993175

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)