Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sarau especial celebra os 200 anos do Solar dos Câmara e 25 anos do projeto musical

    Com bom público que aproveitou a temperatura amena do final de tarde de verão, o Sarau do Solar, projeto musical promovido pelo setor cultural da Assembleia Legislativa, comemorou seus 25 anos de existência e os 200 anos do Solar dos Câmara com um show especial em um palco montado na esplanada do Palácio Farroupilha, tendo como fundo o verde das árvores da Praça da Matriz.

    O show reuniu artistas gaúchos que fazem parte da história do Sarau: Carlitos Magallanes, Adriana Deffenti, Ernesto Fagundes, Richard Serraria, Izmália Ibias e Nei Lisboa, representando a diversidade de ritmos e sonoridades que caracterizam o cenário musical do estado. Ao início de cada apresentação, os músicos lembraram suas participações no projeto e parabenizaram a continuidade da iniciativa.

    O presidente da Assembleia Legislativa, Edegar Pretto (PT), fez um breve discurso de abertura manifestando sua alegria em poder comemorar os 25 anos de um projeto bem-sucedido e que conquistou o carinho de um público fiel que acompanha as apresentações. “O público percebe que o projeto é bem cuidado, e se encanta com o talento de nossos artistas.” Antes de se despedir o deputado convidou o público a visitar o Parlamento gaúcho e desejou a todos um bom espetáculo.

    Sobre o Sarau e o Solar dos CâmaraO Projeto Sarau do Solar completa 25 anos com quase 800 apresentações musicais e um público de mais de 90 mil pessoas. Os Saraus são realizados na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, no seu Jardim ou no Teatro Dante Barone.

    Praticamente todos artistas com atuação profissional no Rio Grande do Sul e representando os mais diversos gêneros musicais integram essa trajetória iniciada em 18 de janeiro de 1993. Nesta data foi feita uma encenação de época e um recital da pianista Olinda Allessandrini para inaugurar o Solar dos Câmara, reformado e transformado em espaço cultural para benefício da sociedade.

    O projeto Sarau do Solar e o prédio do Solar dos Câmara constituem um símbolo da ação institucional da Assembleia Legislativa na área da cultura. O prédio do Solar dos Câmara, que pertence ao Parlamento gaúcho, está completando dois séculos e é considerado a edificação de uso residencial mais antiga de Porto Alegre, tendo sido tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em 1963.

    Ao longos dos 25 anos de realização dos saraus, o edifício bicentenário se democratizou: de residência de nobres do período colonial tornou-se um espaço público de livre acesso à população, sediando atividades do Departamento de Cultura, da Escola do Legislativo e da Biblioteca Borges de Medeiros.

    * Com informações do Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sarau-especial-celebra-os-200-anos-do-solar-dos-camara-e-25-anos-do-projeto-musical/535871827

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)